Uma pegada sustentável e fashion

Depois de oito anos de seu lançamento na Europa, os calçados da marca eco-friendly Veja Fair Trade finalmente são comercializados no Brasil. Os tênis, que já eram produzidos no Rio Grande do Sul com lona de algodão biológico do Ceará, couro com curtimento ecológico (com extratos de acácia, um tanino natural não poluente) e látex nativo do Acre, serão chamados de Vert.
Dentre as cadeias produtivas florestais, o látex possui a vantagem de ter mercado certo, uma vez que é empregado em inúmeros processos industriais, e hoje a demanda de borracha no Brasil é maior do que a disponibilidade da matéria-prima no mercado nacional. 

Mercado e sustentabilidade
O trabalho com a FDL era realizado apenas com os seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes em Assis Brasil. Como no Acre há um terreno fértil para a estruturação de cadeias produtivas florestais, foram feitas diversas articulações e, com apoio do Governo do Estado e do WWF, através do projeto Protegendo Florestas (Sky Rainforest Rescue), foi possível consolidar uma nova região produtora no município de Feijó, onde cerca de trinta famílias extrativistas fornecem seis toneladas de borracha para a fabricação dos calçados da Vert.

Hoje, a empresa trabalha diretamente com três associações de seringueiros e a compra de borracha é feita por um preço justo que permite a valorização da floresta e apoia a luta contra o desmatamento, além de levar o látex nativo da Amazônia ao mundo fashion.

Fashion é ser sustentável
Além dos tênis Vert, o látex amazônico também esteve presente em outros produtos trendy. No final de 2012, a atriz e modelo inglesa Lily Cole esteve no Acre para conhecer in loco as atividades do projeto Sky Rainforest Rescue, parceria entre a rede britânica de TV Sky, WWF e Governo do Acre, que vem desenvolvendo ações de apoio a extrativistas, agricultores familiares e escolas rurais na Zona de Atendimento Prioritário da BR-364 e seu entorno. 

mais informações acesse: http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?36322/Uma-pegada-sustentvel-e-fashion

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: