Brasil tem nove meses para fechar lixões. Dará tempo?

Imagem

Nove meses, o Brasil será outro país no que diz respeito ao tratamento de lixo. Ou ao menos é o que esperamos. Se os prazos da Política Nacional de Resíduos Sólidos forem cumpridos, em agosto de 2014 todos os lixões estarão desativados, a coleta seletiva será efetiva em todo o país e só chegarão os rejeitos – o lixo que não pode ser reciclado – aos aterros sanitários, que terão infraestrutura para tratar os resíduos, o chorume, e para transformar o metano em energia.

Esse é o panorama estabelecido pela Lei de Resíduos Sólidos de 2010. A realidade, entretanto, não é tão animadora. O tratamento do lixo é responsabilidade das prefeituras e, segundo as entidades que representam municípios, as cidades brasileiras não têm condições técnicas e financeiras para acabar com os lixões.

O caminho do lixo

Segundo uma estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 1.700 cidades sequer concluíram seus planos de resíduos sólidos, etapa necessária para que as prefeituras consigam captar recursos para o tratamento de lixo. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, diz que as cidades precisam de cerca de R$ 70 bilhões para conseguir fechar os lixões.

Além dos recursos, as organizações criticam a falta de participação do setor privado na destinação dos resíduos. Pela legislação, as empresas têm a responsabilidade de dar uma destinação final dos produtos que colocam no mercado, a chamada logística reversa. Mas há resistência em fazer isso com as embalagens. Se o setor produtivo assumir a responsabilidade pelas embalagens, uma quantidade menor de lixo chegará aos aterros, e as cidades terão espaço para substituir os lixões.

Fechar os lixões, no entanto, não é a única meta a ser cumprida até 2014. A legislação define que a destinação dos resíduos deve ser mais inteligente. Pela lei, a partir de 2014 só poderão chegar rejeitos nos aterros. Os rejeitos são aquela parte do lixo que ainda não existe tecnologia para tratar ou reciclar – como fraudas descartáveis usadas, por exemplo.

Segundo a socióloga Elisabeth Grinberg, do Instituto Pólis, cerca de 10% de todo o lixo é rejeito. Ou seja, só 10% dos resíduos que hoje chegam aos lixões deverão chegar aos aterros sanitários a partir de agosto de 2014. O restante deverá ser reciclado e tratado. Cerca de 30% é lixo seco, como papel e plástico, e 60% são formados por resíduos úmidos, como sobras de comida. “Os resíduos secos devem ser reciclados pelo setor privado, por meio da logística reversa, e os rejeitos podem ir para o aterro. Portanto, o grande problema dos municípios é saber o que fazer com os 60% restantes, os resíduos úmidos”.

 Noticias :  http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/index.html

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

One response to “Brasil tem nove meses para fechar lixões. Dará tempo?”

  1. Bruno says :

    Se 1/3 dos municípios não tem nem o plano de resíduos, difícil pensar que alcançarão essa meta daqui a 9 meses….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: