Turismo sustentável e o ecoturismo

A beleza e a riqueza dos cenários naturais são atrativos para o turismo em todo canto do mundo.

 Gruta do lago unai

 A exuberância das paisagens, o contato com a natureza e as opções de lazer oferecidas por estes locais têm aumentado a popularidade deste tipo de turismo que hoje ganha destaque e já possui diferentes modalidades, com características e objetivos distintos.

Os conceitos de Ecoturismo e Turismo Sustentável, apesar de algumas vezes serem tratados como sinônimos, apresentam definições e características diferentes. Enquanto o Ecoturismo abrange todas as atividades turísticas que têm como objetivo o contato com ecossistemas em seu estado natural, a vida selvagem e a população nativa dos locais; o Turismo Sustentável, por sua vez, traz consigo uma preocupação em garantir que tais atividades não desencadeiem efeitos negativos ao meio ambiente.

janela-do-lago Gruta em Unai

Os impactos muitas vezes causados pelo ecoturismo, através das construções e da infraestrutura que invade os espaços naturais para receber os visitantes, fez surgir a necessidade de se conciliar a preservação da natureza com a expansão das atividades turísticas. O turismo sustentável busca equilibrar os interesses econômicos que a atividade estimula e a preservação do ambiente, prevenindo os efeitos negativos ao mesmo tempo em que incentiva a atividade.

No Brasil, apesar da força do ecoturismo, o turismo sustentável ainda é um desafio. A adaptação das práticas já desenvolvidas para um modelo que leve em conta a sustentabilidade tem sido discutida por grupos e organizações, no entanto, ainda são poucos os lugares que seguem a premissa. Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, a prática já é uma realidade. Algumas pequenas atitudes, como o monitoramento e controle da quantidade de visitantes aos atrativos naturais têm ajudado a minimizar os impactos da atividade no meio ambiente.

GRUTAS EM UNAÍ

gruta em unai 2Muito antes dos integrantes da Missão Cruls, dos fazendeiros e dos candangos, homens, mulheres e crianças exploravam o Planalto Central. Essa gente começou a chegar à região há mais de 10 mil anos. Vivia da caça de pequenos animais e da coleta de frutos, como o ainda abundante pequi. Buscava abrigo em grutas, onde também expressava a sua arte e deixava os seus mortos. As cavernas ocupadas por nossos ancestrais ainda são pouco conhecidas dos homens modernos. Muitas delas, com desenhos, ficam em meio a propriedades rurais de Unaí (MG), a 160km de Brasília.

Algumas com pinturas rupestres e ossadas milenares. Com cerca de 80.000 habitantes, este cerrado é “dono” deste magnífico tesouro. Pesquisadores encontraram ao menos 10 cavernas com formações geológicas milenares, lagos transparentes e pinturas feitas por alguns dos primeiros habitantes do centro do país. Os homens antigos também deixaram gravuras em paredões e em pedras encravadas no cerrado. Estes locais apresentam hoje como museus pré-históricos explorados por poucos cientistas, minguados adeptos de esportes radicais e quase nenhum turista, por falta de informação e de infra-estrutura para a visitação. As pinturas das cavernas nítidas, levando-se em conta o desgaste sofrido ao longo tempo em exposição. As mais expressivas ficam na Gruta do Gentio 2, a 30 km do centro da cidade. Ela começou a ser ocupada há cerca de 10.250 anos, de acordo com pesquisas realizadas nas décadas de 1970 e 1980. Existem ainda vestígios de um ponto cerimonial, com pinturas em vermelho no teto e nas paredes onde foram depositados corpos parcialmente cremados.

Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br

Fotos: Grutas em Unaí – http://leitedelua.blogspot.com.br/

Tags:

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: