MENSAGEM DE CERRADANIA

Da produção e consumo sustentável surge a Economia Circular.

flor do Paubrasil

flor do pau brasil.
foto de Augusto Marantoni

A lucratividade dos empreendimentos que sempre foi o mais importante, agora precisa levar em consideração a responsabilidade ambiental e social. Nasce o conceito de “desenvolvimento sustentável” que pode ser dividido em pelo menos duas categorias:   A Produção e o Consumo sustentável.

Na produção sustentável, os empreendedores unem os eixos econômicos, sociais e ambientais, já no consumo sustentável, o consumidor determina que empresas irão sobreviver em um mercado global através da escolha dos produtos que compra.

Surge a Economia Circular, ciência que se preocupa em aplicar na pratica os princípios da produção e consumo sustentável, considerada  bastante abrangente. O objetivo é desenvolver produtos de tal forma que esses, quando se transformarem em resíduos sejam reaproveitados de alguma forma e evite que qualquer tipo de resíduo seja destinado a disposição final, mesmo que esta seja ambientalmente adequada. Para ser ambientalmente correta, a economia circular precisa ter como horizonte o chamado “lixo Zero”. Essa ciência declara “guerra” aos aterros sanitários e lembra que o ser humano é o único animal do planeta que produz “lixo” durante sua vida.

O Brasil entendeu esse conceito no dia 02 de agosto de 2010, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona a Lei que é um verdadeiro marco na historia do país, a Lei 12.305 também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos, as responsabilidades dos geradores, do poder público, e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis. Ela consagra um longo processo de amadurecimento de conceitos: princípios como o da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da ecoeficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, entre outros.” (Ministério do Meio Ambiente brasileiro)

Dicas sustentáveis                                                                                                                                                                     Na hora de escolher, ouse escolher roupas que combinem com seu gosto e não necessariamente as que estão em moda, porque, em pouco tempo, poderão ficar inutilizadas. Outra dica é comprar em brechós, reformar e customizar roupas, sapatos e acessórios e sentir-se realmente original. E o que não for usar mais, deve ser doado.

Para o deslocamento, se possível, opte por maneiras alternativas como uma caminhada, ir de bicicleta, utilizar o serviço público de transporte ou até mesmo a carona solidária. Evite o uso de descartáveis e prefira materiais retornáveis. A decoração e os enfeites de Natal podem ser guardados e reutilizados nos anos seguintes.
Economize  luz, água. Evite o desperdício de alimentos. Ao descartar os resíduos, vale checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva. E, para o transporte dos itens, a sugestão é evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis. O que sobrou da Ceia de Natal e do Revellion pode ser guardado, evitando o uso de embrulhos descartáveis.

Educação para o consumo
E como tornar o futuro ainda mais sustentável? Investindo no presente e nas crianças. O processo de educar para o consumo deve ser iniciado na infância.
Optar por brinquedos educativos, livros ou aqueles tradicionais que estimulam brincadeiras em cooperação e atividades físicas são ótimas opções. Outra dica é incentivar as crianças a doarem  brinquedos antigos ao ganhar um novo. Pais, educadores e cuidadores debater o assunto de como  lidar com os apelos da sociedade de consumo.

Promover a educação para o consumo sustentável é uma tarefa de todos e, mais do que palavras os atos pode ser o diferencial no processo de ensino dos mais jovens. Faça a sua parte, pode ser que não seja tão pequena como você imagina.

Vamos comemorar  juntos, esse ano vitorioso de 2013. Aproveitamos para agradecer a todos pela enorme pela responsabilidade social. Lembramos que temos um compromisso de trabalho muito grandioso em defesa do meio ambiente , e convidamos a todos a fazer parte desse time vencedor.

Desejamos a todos um natal muito feliz cheio de alegrias e claro, muitos presentes. Sabemos que este é um momento familiar e espiritual muito importante para a humanidade. Aproveite para perdoar, praticar o amor e fazer novos amigos.                                                                                                                                               Feliz Natal

2014 será um ano diferenciado no Brasil. Grandes eventos como a Copa do mundo de futebol aliado a vencimentos de prazos como o fim dos lixões que devem gerar muitos empregos e rendas para muitos dos nossos brasilianos alijados de oportunidades de trabalhos. Aproveite para planejar seu ano de 2014 agora, trace metas e esteja preparado para as oportunidades que surgirão para todos.                                                 Feliz ano novo

Tags:

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: