Nobres, nobreza do cerrado mato-grossense

Nobres, afinal, é mais que Bonito, é lindo !!

Lago-Azul-Nobres

Lago-Azul-Nobres
Secretaria de Turismo

A cidade de Nobres, está localizada a 120 km da Capital de MT, a região do atual município de Nobres foi ponto de passagem no início do movimento garimpeiro em Mato Grosso, no sentido sul/oeste, que começou em 1747 entre Cuiabá e Diamantino. Território habitado imemorialmente por povos indígenas da nação Bakairí. Nobres é uma região riquíssima em belezas naturais. Na Serra do Tombador escondem-se verdadeiras maravilhas esculpidas pela natureza, com inúmeras cachoeiras e grutas, algumas totalmente inexploradas.

Grutas, cavernas, poços e muita história estão guardados no Cerrado da região de Nobres. São mais de 30 cavernas calcáreas, lagos com águas cristalinas, perfeitas para mergulho, modalidade de esporte em expansão em Mato Grosso.                                                                                                                          A Gruta da Lagoa Azul já foi cenário de reality shows como “No Limite” e de novelas como “Bicho do mato” e “Paraiso”.

Atrativos ainda inexplorados preservam uma natureza primitiva. Um dos lugares fantásticos de Nobres é a Lagoa Azul. Outros pontos onde já se pratica mergulho são: Lagoa Pai João e Poço Dois de Maio. Entre as atrações exóticas está a tribo dos índios Bakairi.

Um dos principais pontos de interesse turístico é a Reserva Yaporã, a 12 Km da cidade, local aberto aos turistas durante todo o ano. A estrutura é simples e confortável. A Reserva possui chalés com suítes e quiosques. Há também espaço reservado para quem deseja acampar. A Reserva Yaporã fica às margens do rio Cuiabá, com água muito limpa, próxima à sua nascente.

Na região de Rosário Oeste existe a Caverna do Currupira, na nascente do rio de mesmo nome, um cenário natural quase intocado, que já virou ponto de encontro dos mergulhadores.

Por ser uma região de ampla concentração de calcário e dolomita (pedra britada) possui muitas grutas e cavernas, que formam um espetáculo natural.

 

Lugares como: Aquário Encantado; Rio Salobra; Rio Manso, Cachoeira Serra Azul; Lagoa das Araras; Balneário Estivado; Reino Encantado. São alguns pontos obrigatórios a serem visitados. Nobres é envolvente, possui várias cachoeiras, rios de águas doces, grutas, locais propícios para fazer flutuação, lagos e cavernas, um passeio obrigatórios para os aficionados por trilhas.

MT nobres mergulho

MT nobres mergulho

 

As cavernas ficam localizadas em uma área de floresta de transição, entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, sendo considerada uma região de divisor de águas, pois estão entre as Bacias Amazônica e Platina.

Além disso, é toda cortada por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, é possível ver e tocar em diversas espécies de peixes e plantas.

Dentre os principais atrativos podemos citar o famoso Duto do Quebó, um túnel que se estende por cerca de 400 metros em meio às rochas com um riacho passando em seu interior, (local onde foi gravada a última prova do programa No Limite, quando este esteve no Mato Grosso) e cenas da novela global Paraíso.

Fontes:    Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso.                                                                                 Laércio Guidio / Marcos Lopes.

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

One response to “Nobres, nobreza do cerrado mato-grossense”

  1. cerradania says :

    Vem ai a Expedição cerradania…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: