AMDA lança campanha pela ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu

Ambientalistas pedem incorporação de 100 mil hectares à unidade de conservação

Foto Projeto

Foto do projeto Crédito: mosaico.cub3.com.br

A Associação Mineira de Meio Ambiente, Amda lançou, dia(10), uma petição online para ampliar o Parque Estadual Veredas do Peruaçu, um dos maiores redutos da biodiversidade de Minas Gerais. Na campanha, a organização solicita que o governador do estado, Antonio Augusto Anastasia, autorize a adoção de 100 mil hectares à unidade de conservação como um de seus últimos atos no governo – ele deixará o cargo em abril. Para os ambientalistas, este seria um grande presente para Minas e para o Brasil.

Há mais de oito anos as entidades ambientalistas mineiras insistem com o governo para ampliação do Peruaçu. Atualmente, o parque possui cerca de 31.000 hectares (ha). Com a aprovação do projeto, a área passará para aproximadamente 130.000 ha, tornando-se a maior unidade de conservação em Minas, garantindo a sobrevivência de animais e veredas. O local também passará a ter importância ainda maior para proteger o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

O projeto técnico de ampliação, elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas, está pronto e a área de ampliação conta com baixíssimo índice de ocupação humana, abarcando quase que somente grandes propriedades, muitas com titularidade de terras duvidosa. As audiências públicas já foram realizadas e a ampliação conta com apoio de prefeituras e lideranças locais.

O último obstáculo a ser ultrapassado é a burocracia governamental. No início de abril, Anastasia passará o cargo a seu vice. Essa mudança de governo pode emperrar o processo de ampliação, mas, se houver manifestação da sociedade, há grandes chances disso acontecer antes da saída do governador, que já afirmou que apoia integralmente a ampliação.

Contamos com seu apoio para ampliação do parque Veredas do Peruaçu. Assine agora a petição e compartilhe com seus contatos!

Peruaçu

O parque Veredas do Peruaçu está localizado nos municípios de Januária e Cônego Marinho. A Unidade de Conservação de Proteção Integral é famosa pelas grandes veredas que protege, como a Vereda do Peruaçu, que chega a cerca de 40 quilômetros de extensão. Criado em 1994, o parque abriga ainda um complexo de lagoas – do Jatobá, dos Patos, do Meio, Junco, Carrasco e do Jacaré – em um conjunto paisagístico bastante particular. Em sua área de abrangência, foram catalogadas mais de 250 espécies de aves, além de animais raros como a onça pintada, bandos de queixada, araras azuis e vermelhas, sucuris e o cachorro-do-mato-vinagre.

As veredas do parque e outras que existem na UC são nascentes do rio Peruaçu, último afluente mineiro à esquerda do Velho Chico. O Peruaçu nasce no parque e atravessa o complexo de cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e sua proteção é imprescindível à integridade do mesmo. Pastos, cana-de-açúcar, plantios de eucalipto e incêndios são as maiores ameaças à área.

FONTE         http://www.amda.org.br/?string=interna-noticia&cod=6690

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: