Biodiversidade, Insetos no Cerrado

mariposa azul

mariposa zul. foto arquivo plantas do cerrado

Os insetos constituem a maior fonte de biodiversidade do planeta. Se considerarmos todas as formas de vida conhecidas, entre animais, plantas, fungos, bactérias e etc, cerca de 60% delas serão de insetos. Eles desempenham um papel fundamental nos ecossistemas terrestres, pois estão envolvidos em processos tais como a decomposição, ciclagem de nutrientes, polinização, dispersão e predação de sementes, regulação de populações de plantas e de animais. Embora sejam excelentes modelos para investigar questões ecológicas, em geral esses organismos são extremamente negligenciados em estudos e programas relativos à Biologia da Conservação. Devido à grande diversidade desses animais e falta de estudo em muitos casos, citaremos apenas alguns exemplos de insetos do Cerrado.

 Os cupins (ou térmitas) são muito comuns na região do Cerrados, sendo até mesmo apontados como espécies-chave para a manutenção do bioma. Um total de 443 espécies de térmitas (em 67 gêneros) são conhecidas da região neotropical, e um quarto destas espécies (129 em 43 gêneros) encontra-se no Cerrados. Quanto à biomassa, esses animais também demostram uma presença surpreendente nesse bioma. Um total de 68,640 bilhões de colônias de térmitas foi estimado para a região, representando uma média de 34.320 colônias/ km 2 . Dessa forma, os cupins compõe o grupo principal de herbívoros dos cerrados, sua importância no funcionamento do ecossistema do Cerrados é claramente demonstrada também pela participação nas cadeias alimentares dos cerrados como fonte de alimento de diversos vertebrados.

A fauna de abelhas é também considerada diversa. As abelhas nativas cumprem um papel importante nos ecossistemas naturais e agroecossistemas dos cerrados. Apesar da sua importância ecológica, existem relativamente poucas publicações sobre as abelhas da região. Das 25.000 espécies de abelhas já descritas, apenas 550 foram registradas no Cerrado. Isso indica um conhecimento ainda muito restrito desses insetos. Algumas estimativas indicam que exista cerca de 1.000 a 1.500 espécies no bioma. Quanto às vespas, dentre as 488 espécies (25 gênero) descritas que ocorrem na Região Neotropical, 301 ocorrem no Brasil. A região do Cerrado concentra 10 a 22% da fauna brasileira.

Quanto às borboletas, os primeiros levantamentos no Planalto Central Brasileiro, realizados na década de 1960, resultaram em uma lista de 604 espécies. Estimativa dos mesmos autores indicam haver mais de 900 espécies para esta região. Quanto às mariposas, alguns pesquisadores estimam que no Cerrado, o número de espécies seja entre 5 e 8 mil.

A família Drosophilidae (moscas de fruta) alimenta-se de microorganismos, principalmente leveduras, presentes em frutos e vegetais em decomposição, e por isso são importantes na ciclagem de nutrientes. A penas na década de 1980 foram publicados trabalhos que analisaram distribuição geográfica de diversas espécies deDrosophila nos domínios morfoclimáticos brasileiros, incluindo o Cerrado. Atualmente, são conhecidas cerca de 60 espécies dessas moscas nesse bioma, mas esse dado ainda é considerado uma subestimativa da diversidade do Cerrado porque inventários regulares restringem-se às proximidades de alguns centros urbanos.

Se o conhecimento dos insetos no Cerrado é muito restrito, pior ainda é a situação do conhecimento de outros invertebrados. Dentre as minhocas, por exemplo, foram identificadas apenas 45 espécies para a região do Mato Grosso e Rondônia. Pelo menos 10 dessas espécies ocorrem na região de cerrado. O minhocuçu (Glossoscolex ), abundante na região calcária de Minas Gerais, vem sendo fortemente explorada comercialmente e algumas espécies já se encontram ameaçadas de extinção.

fonte http://www.pequi.org.br/cerrado_inseto.html

Tags:

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: