O caminho de Guimarães Rosa no sertão mineiro: “O Grande Sertão Veredas”

Para nós que integramos o cerrado brasileiro existe um caminho a ser percorrido, pode ser apenas lúdico, curioso, desafiante, enfim, qualquer  adjetivo pode ser empregado. Porem, considerado pertinente encontrar esse caminho.

Caminho do Sertão oferece uma imersão no universo de Guimarães Rosa, na literatura, na geografia, nos saberes e fazeres dos habitantes dos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, no noroeste e norte de Minas Gerais. Jornada de 150 Km, a ser percorrida a pé, em 7 (sete) dias, saindo da Vila de Sagarana, no município de Arinos­-MG, para chegar à cidade de Chapada Gaúcha. Em Sagarana, primeiro assentamento de reforma agrária da região, implantado na década de 1970, está situada a Reserva Biológica de Sagarana, onde ocorre anualmente o Festival “Sagarana: Feito Rosa para o Sertão”. Não distante dali está Chapada Gaúcha, cidade sede do Parque Nacional do Grande Sertão Veredas. Em Chapada ocorre, todo mês de julho, o “Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas”.

GuimaraesRosa

imagem ilustrativa Guimarães Rosa

Assim, uma jornada literária “de Sagarana ao Grande Sertão” nos leva da primeira à mais importante das obras do Rosa. Propõe-se uma jornada que percorrerá parte do caminho realizado por Riobaldo em sua travessia rumo ao Liso do Sussuarão – suposto deserto do Grande Sertão:Veredas; uma jornada em terras marcadas por movimentos, deslocamentos e giros, por presenças em Travessias, a revelar que o deserto é não-­deserto, terra de um povo geraizeiro, onde natureza e humanidade estão imbricadas, Terra de cultura! É uma jornada socioambiental pela diversidade do cerrado mineiro, em que se fundem veredas, lagoas, rios, comunidades tradicionais, povoados, assentamentos de reforma agrária e grandes fazendas do agronegócio. É a oportunidade para os caminhantes despertarem o olhar para o processo de desertificação que ameaça a região e refletir acerca das mudanças necessárias para evitá-la.

Assim, propõe-se uma jornada existencial, na medida em que a travessia do sertão proporcione o encontro com as estórias de Rosa, com as estórias e histórias do povo sertanejo de Minas Gerais e, ainda, com as trajetórias e visões pessoais dos caminhantes, levando-os a refletir sobre as próprias questões e as socioambientais. Propõe-se um grande diálogo a apontar para o autoencontro de toda verdadeira caminhada. Nos dizeres do Rosa/Riobaldo, o sertão “está em toda parte”, “é do tamanho do mundo”, “não está em lugar nenhum” e “está dentro da gente”, o que revela o paradoxo humano que se reflete na Terra.

Entusiasmados, cremos que, com os horizontes ampliados pela jornada, nós, caminhantes, estaremos aptos à percepção do Sertão, do Brasil e do Mundo numa encruzilhada ­ histórica e civilizacional. Nessa encruzilhada, onde as possibilidades encontram-se abertas, a via alternativa não está dada e para que ela seja delineada, é necessária a construção de uma nova narrativa – planetária e cidadã, a partir da qual se possa encantar e mobilizar corações, corpos e mentes para o caminho que se faz ao caminhar. ( http://ocaminhodosertao.wordpress.com/ )

Veja o documentário que o caminho de Guimarães Rosa no sertão mineiro. Trajeto, esse, que inspirou o livro “Grande Sertão:Veredas”. O vídeo foi transmitido pela Rede Minas/ TV Cultura..

Vale a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=NfkR45rWih8

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: