Encontro da Rede Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro

O Evento irá discutir a manutenção da agrobiodiversidade utilizada e conservada pelos agricultores/as como estratégia de fortalecimento da segurança e da soberania alimentar.

flor do Paubrasil

flor do Paubrasil

No período de 14 a 16 de outubro, será realizado “Encontro da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e a Feira de Sementes Crioulas”, no Solar dos Sertões, na Praça da Matriz. O evento tem como objetivo fazer uma avaliação das ações realizadas pelas organizações previstas no plano de Agrobiodiversidade e atualização das estratégias de implementação e os lançamentos: da Revista “Agrobiodiversidade: Uso e gestão compartilhada no Semiárido Mineiro” e do vídeo “Sementes da Geração”. Estarão presentes as organizações, pesquisadores, agricultores/as, estudantes que participaram na construção do documento e convidados.

“A expectativa é que a feira de sementes crioulas seja um espaço de troca de sementes e conhecimentos, e ainda alertar para importância da alimentação saudável por meio da Agroecologia, interagindo com o Dia Mundial da Alimentação. Ainda o espaço será para articulação e planejamento de ações estratégicas da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro. A expectativa é que a sociedade seja mobilizada sobre a importância da Agroecologia para garantir uma alimentação saudável e para acabar com a fome no mundo. Além de garantir o planejamento das ações da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro a luz do Plano de Agrobiodiversidade para o próximo ano”, explica a técnica e agrônoma, Anna Crystina Alvarenga.

Com a construção do plano de Agrobiodiversidade foram criados produtos de comunicação – a Revista “Agrobiodiversidade: Uso e gestão compartilhada no Semiárido Mineiro” e o Vídeo “Sementes da Geração”, esses produtos foram elaborados a partir de um esforço conjunto de agricultores/as, Guardiões e Guardiãs da Agrobiodiversidade, pesquisadores, técnicos e estudantes que se reuniram durante um ano com objetivo de perguntar, ouvir, refletir e sistematizar como a Agrobiodiversidade estava sendo manejada em diferentes contextos: ecológicos, culturais e econômicos pelos agricultores/as familiares, Povos e Comunidades Tradicionais do Semiárido Mineiro. A realização desse trabalho foi possível a partir do apoio do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura – TIRFAA  e pelo Fundo de Distribuição de Benefícios – FAO, que financiou o projeto Uso e gestão compartilhada da (agro)biodiversidade pelos povos e comunidades tradicionais do semiárido de Minas Gerais como estratégia de segurança alimentar e de redução de riscos climáticos.

Programação Cultural

A partir de 20 horas:- 14/10 Bruno e Fabiana- 15/10 Herbert Lincoln

 

Fonte: CAA/NM (14/10/2014)

Tags:, , , ,

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: