A prática da Educação Ambiental

                                                                                        

Este ensaio teórico tem como propósito refletir sobre a prática da Educação Ambiental cidadã, construído em um referencial, apoiado nas perspectivas de diversos autores, que embasam as teorias de aplicação docente da Educação Ambiental – E A.

Os professores encontram dificuldades para ter acesso à formação ambiental e aos recursos instrucionais especializados de educação ambiental, nesta modalidade, os recursos didáticos utilizados estão sendo mal aplicados e relegados ao segundo plano.

A pratica da Educação Ambiental – EA na escola não é espaço exclusivo para a sua ocorrência, também, o único espaço onde acontece o aprendizado, é preciso expandi-la na cidadania ativa.

Segundo GUIMARÃES (2007), a prática dos projetos em educação ambiental é instituída inicialmente na interdisciplinaridade; centrada em perspectivas comportamentalistas e individualistas; meramente de conteúdo e informativa na transmissão de conhecimentos; e realizada pontualmente e sem uma abordagem contínua.

Os professores não apresentam dificuldades em trabalhar educação ambiental na escola. Entretanto, outras dificuldades são observadas como a falta de recursos financeiros, falta de capacitação para docentes e falta de maior comprometimento da comunidade escolar na inserção do tema, por sua interdisciplinaridade, fica relegada ao segundo plano, e as vezes somente lembradas em datas comemorativas.

No âmbito dos fatores metodológicos intrínsecos às práticas da educação ambiental formal, de acordo com diversos autores, deve ter como objetivo a compreensão do ambiente, em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, social, econômico e cultural sob o enfoque da sustentabilidade. Esta prática não é simples, uma vez que esse processo esbarra em algumas dificuldades da própria organização das instituições de ensino, onde há a fragmentação dos saberes em disciplinas, o que torna difícil a tomada da consciência destas relações observadas no mundo.

A Educação Ambiental é definida por lei como interdisciplinar e predomina ações comportamentalistas e individualistas que propõem algumas mudanças de atitude e, isso se dá com a transmissão de uma série de conteúdos comportamentais “ecologicamente corretos” que visam mais informar do que pôr em prática a crítica e o pensamento da complexidade que envolve a questão ambiental.

A sensibilização das pessoas não é dispensável, contudo não é o único caminho. Apenas informar as pessoas para as mudanças de atitude traz alguma visibilidade para os problemas ambientais, mas com certeza educação ambiental não é isso, é algo bem maior, mais complexo, mais pedagógico e duradouro.

Por todo o exposto, para uma efetiva Educação Ambiental há necessidade de uma abordagem sobre a necessidade das ações educativas serem orientadas por um projeto político-pedagógico teoricamente fundamentado, devem superar a mera transmissão de conhecimentos ecologicamente corretos e as ações de sensibilização, rompendo as armadilhas padronizadas e propiciando aos educandos e educadores uma cidadania ativa.

Referências:

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas, SP: Papirus (Coleção Papirus Educação) 2007, 174p.

LOUREIRO, C. F. B Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

Tags:, , , ,

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: