O sabor incrível da Baunilha do Cerrado

Favas de Baunilha do Cerrado

É muito interessante para um chef morar em um Estado como o Mato Grosso, onde há diversos microbiomas no Cerrado, além das áreas de transição em meio ao Pantanal, Chapada e Amazônia, que trazem peculiaridades de fauna e flora espetaculares.  O chef Fernando Mack exibe mudas de baunilha descobertas em Chapada: sabor único
Há plantas aqui, por exemplo, que a literatura afirma existir apenas em determinada região do País. E aqui vem o fato mais interessante: em nossas terras elas ganham um “tempero” especial, de onde surge um toque único no sabor.
Um exemplo: durante as minhas andanças e viagens de pesquisas atrás dos sabores regionais, cheguei até um tipo de murici (fruto que a literatura diz só encontrar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil) bem especial, nativo do Cerrado, que é um pouco menor e com uma “nota remissiva” do sabor do pequi.                                                                                       Em Chapada dos Guimarães, também, já localizamos uma pimenta como que parente da Pimenta Rosa, que nada mais é do que a semente da aroeira, porém com picância, mas se trata de outra espécie. Estamos focando também as pesquisas em hortaliças comestíveis do Cerrado. Para se ter uma ideia do potencial desta descoberta, a baunilha regional não fica devendo em nada à mexicana, que é comercializada a 500 dólares o quilo.
Agora, o grande desafio é domesticar a nossa baunilha para uma produção comercial e sustentável, pois ela ainda é selvagem. Claro que, aqui, a intenção não é vender baunilha, mas sim criar receitas, desenvolver técnicas, apoiar sua produção e, com isso, proporcionar um retorno para nosso Estado e nossa gente. E vem muita coisa boa por aí! Acompanhe, aqui, o nosso trabalho.

Confira a deliciosa banana da terra grelhada com furrundu e creme de pequi.  Vai uma banana da terra madura, 100 gramas de furrundu, creme de pequi, 250 ml de leite, 60 gramas de leite condensado, duas gemas, uma colher de sopa de amido e óleo de pequi….https://www.youtube.com/watch?v=g7JhcnURzpk     com FERNANDO MACK chef, consultor gastronômico e pesquisador independente.

reportagem de http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=271&cid=230815

Tags:, , , ,

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: