Rapôsa no cerrado

Rapôsa-do-Campo (Lycalopex vetulus) Canídeo de pequeno porte, mede aproximadamente 60 centímetros e pesa cerca de 4 Kg. A pelagem tem uma coloração marrom acinzentado, com uma linha negra na região mediana dorsal. Uma característica muito importante e que esta espécie possui a base das orelhas e partes das patas amareladas e queixo branco. Apresenta manchas negras na cauda. As vezes pode ser confundida com outros canídeos, como o cachorro do mato, por exemplo.

Raposa do campo, raposinha do campo, cachorro de dentes pequenos ou Jaguapitanga (Pseudalopex Vetulus) e um canideo nativo do Brasil, que habita os campos e cerrados. // Fox field, little fox field, small teeth or dog Jaguapitanga (Pseudalopex vetulus) and canid native Brazil, inhabiting camps and cerrados. Marcos Issa - RJ - 2009

Raposa do campo, raposinha do campo, cachorro de dentes pequenos ou Jaguapitanga (Pseudalopex Vetulus) e um canideo nativo do Brasil, que habita os campos e cerrados. // Fox field, little fox field, small teeth or dog Jaguapitanga (Pseudalopex vetulus) and canid native Brazil, inhabiting camps and cerrados. Marcos Issa – RJ – 2009


A redução e perda de seu habitat e proximidade com fazendas nas regiões urbanas próximas a agricultura, fez com que estes animais fossem caçados pelo homem por serem considerados uma ameaça a criação de galinhas e outros animais domésticos.
Vive nas vegetações do cerrado e caatinga do Brasil, como campos de vegetação aberta e poucas arvores. É um animal que gosta muito de atravessar estradas e por isso e muito comum encontrar vários desses animais atropelados em rodovias. E tímido mas quando ameaçado pode ser bastante agressivo, principalmente defendendo seu território e sua prole. Existem informações de que grupos familiares podem utilizar áreas de pastagem, onde existe criação de gado e/ou áreas utilizadas por outros animais domésticos. Dados obtidos através de monitoramento por meio da radiotelemetria demonstraram uma área de uso de 385 ha.
É uma espécie noturna e aparentemente solitária, exceto quando em unidades familiares, que podem consistir de uma fêmea e seus filhotes ou em pares sexuais. O período de acasalamento ocorre a partir de junho e a gestação dura aproximadamente 50 dias, podendo parir até quatro filhotes por ninhada na primavera. Pode utilizar tocas de tatus abandonadas como abrigo ou ninho para seus filhotes. A longevidade e de 13 anos.
Esta espécie é considerada onívora, com sua dieta constituída predominantemente de insetos (especialmente cupins), mas podendo incluir sementes, frutos, aves, pequenos mamíferos e répteis.
Ocorre desde o Ceara, passando por parte de São Paulo e pelos estados de Minas Gerais,Goiás, Mato grosso e Mato Grosso do Sul.

Tags:, , ,

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: