Causo de cura

Do interior do Brasil sempre avistamos histórias que o povo conta, alguns causos suscitam duvidas, porem, nos permite e refletir sobre como é boa uma prosa boa, de ouvir e contar:
Com a chegada do inverno, os campos cerradeiros deram de secar, mostrando em meio a macega suas flores azuis, carmins, amarelas, violáceas e brancas de uma alvura discomparada. Pois foi nesse tempo soprador, quando o vento arriba as sais e seca o capim, que fui ver e ouvir a sabedoria de Maria do Céu em seu canto de moradia. Encravada no meio do sertão, a casa simples envarandada acolhe a todos amorosamente.
Assim que a porteira chiou, a cachorrada deu sinal e a Maria do Céu saiu da cozinha estampando no rosto um sorriso e os braços abertos, que me rodeou num abraço acolhedor. Enquanto demos de colocar as notícias em dia, ela generosamente deitou na mesa guloseimas e quitandas acompanhando de um café coado na horinha. Esparramado na cadeira ao lado do fogão à lenha, atentei para a figura esguia da anfitriã, com sua cabeleira prateada e olhar compassivo. Num tardou a prosa caminhar pro lado de fora da casa, onde a seca iniciava presença e dava necessidade de reparo. Mas da boca de Maria não se ouve queixas e sim palavras de gratidão por cada movimento da vida.

Capim São José, (Cymbopogon densiflorum).

Capim São José, (Cymbopogon densiflorum).


Ela deu de falar das belezuras deste tempo e acabamos ganhando o mundo de fora na buscação dos cachos florais do Capim São José, (Cymbopogon densiflorum). Num dilatou muito e se demos com várias touceiras logo alinzinho, beirando um carrasco pedregoso de terra ruim. Suas varas finas enfeitadas de flores e sementes no final do pendão eram colhidas com desenvoltura por ela, enquanto discorria sobre sua serventia e aplicação. Munido de um saco, fui acomodando os cachos e ouvindo:
__ Deusde menina, nesse tempo nóis colhe essa lindeza de planta. Ela tem uma doçura de cheiro que entra devagarinho no nariz da gente… num é coisa de muito não, só cadinho que vai encantando aos tiquim. Carece de apertar ela nas mão para sentir mais de com força. Notras roças chama ele de Capim Nagô e inté de Capim Encana Osso. Nos tempos de minha mãe sempre tinha uns cacho dele dentro de casa, pois quando caia a chuva e montava o trovejo, ela jogava um bocado desses pendão no fogo. Sem tardança os raios diminuía e o céu se acarmava…
Ainda não consegui comprovar essa informação, mas descobri que o chá de seu pendão floral também acalma e induz ao sono, alem de cuidar das afecções catarrais, as tosses rebeldes e a rouquidão. Quando o caso é de contusão ou pancada, os banhos e compressas no local atingido aliviam as dores e recupera os tecidos lesionados. Favorece ainda a função renal, diminuindo as águas do corpo e desinchando os pés. Por aqui os fiéis o levam para a Procissão de Ramos em busca de bênçãos e proteção, mas devido a sua origem africana também é utilizado nos rituais da umbanda. O perfume de seus cachos atualmente é aplicado na preparação de um incenso encantador. Inté a próxima lua!

Tags:, , , , ,

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: