Açafrão da cozinha a farmácia

O dia passava ao largo e a caminhada pela chapada não terminava nunca. Aquilo era um sem fim de catação de plantas, miudezas aqui e acolá. O oco do mundo se abriu no meio de minha barriga e deu-se de barulhar de forma extremada, chamando atenção até mesmo de Chico da Mata, que caminhava incansável e atento ao meu lado. Ele se riu de minha zoada estomacal e acabou por dar fim a nossa empreita de buscação de plantas medicinais encomendadas por seus parentes moradores na longínqua capital.

açafrão (Crocus sativus)

açafrão (Crocus sativus)


Apesar do peso do saco carregado de plantas, meu alento era chegar à casa do Chico o mais rapidamente possível, pois sabia que D. Lindaura tinha um almoço no capricho e farturento esperando por nós por riba do fogão a lenha. Já chegando, resolvi atalhar atravessando a cerca, mas tropecei e o arame farpado me rasgou o braço direito de forma considerável. Depois de avaliar o estrago, enrolei minha camisa ao ferimento buscando estancar o sangue e rumei em direção a bica no quintal da casa, lavando a ferida com a água gelada, que aos poucos deixou de sangrar. Chico chegou resmungando “tu fica descabeciado com fome, num vê nem arame farpado na frente…”
Ganhei a cozinha na esperança de almoçar logo, mas Dona Linda me conduziu até uma cadeira e deu de polvilhar delicadamente Açafrão (Curcuma longa) em pó por sobre a ferida. Estranhei o procedimento e comentei que sempre soube das propriedades culinárias dessa planta, mas na medicina nunca a havia experimentado. Enquanto me enrolava o braço com uma faixa, foi soltando sua experiência: “pois ele é bão com força para cicatrizar essas feridas brabas. Mas tamém se dô muito com o Çafrão quando o causo é de espirro e escorrimento de nariz. Tomo um tiquim do pó na água, dispois fervo mais um tantim, espero esfriar e pingo no nariz muitas veis no dia. É bão dimais!
Como sempre, o almoço estava delicioso e me fartei com as delícias de Dona Linda. Voltei para casa e buscando mais informações sobre a utilidade do Açafrão, confirmei suas propriedades cicatrizantes e antialergênica das vias respiratórias. Ele tem ainda grande atividade antinflamatória semelhante a fenil-butazona, atuando também na diminuição da acidez gástrica, neutralizando o ph estomacal e agindo como imuno estimulante e hepatoprotetor, além de auxiliar na regulagem do metabolismo. Estes benefícios têm a ver com o poder antioxidante da curcumina, que é o pigmento de cor amarelo ouro. Mas o que mais me surpreendeu foi ler que na Índia, seu país de origem, a incidência de câncer em todo trato digestivo é insignificante por ele ser largamente utilizado.
A dica é utilizar meia colher de chá por dia no preparo do arroz, de grãos, na sopa, no molho da salada ou polvilhando diretamente sobre a comida. Aqui em casa o Açafrão agora saiu da cozinha e ganhou espaço na farmácia. Até a próxima lua!

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: