Qual é a importância das aves para todos nós?

Fala-se tanto das aves, da beleza delas e tudo mais, mas você sabe qual é a importância delas para o meio ambiente, ou seja, para todos nós? Elas são indicadoras biológicas. Uma situação favorável para as aves indica que a situação está favorável para o meio ambiente. Já pensou nisso? As aves dialogam por todos os biomas.

estrelinha -ametista

Estrelinha-ametista (Jardim Botânico de Brasília DF – Agosto/2015)-                                      Foto de Rogerio Castro

As aves têm um importante papel no meio ambiente rural e urbano: ajudam no controle de pragas, que atacam as plantações e as cidades; polinizam flores e espalham sementes, auxiliando na reprodução das plantas; servem como ótimos indicadores da qualidade dos ambientes, pois indicam rapidamente qualquer impacto ambiental; além de nos encantar com sua beleza e seus sons.

O cerrado é um ecossistema rico em vários aspectos, como o hídrico e a flora, mas não se limita apenas a esses citados, há também as aves do cerrado. Conforme registros de cientistas, no cerrado podem ser encontradas cerca de 935 espécies de aves, dessas, 787 são encontradas também em outros domínios, e 148 espécies são específicas do cerrado. No caso das aves, fica difícil definir uma ave como sendo específica de um único bioma em razão da sua capacidade de voar.

A BirdLife International e a International Union for Conservation of Nature (IUCN) divulgaram a lista de aves globalmente ameaçadas de extinção no ano de 2012. Na última revisão (2008), no Brasil, eram 122 espécies ameaçadas. Em 2012, esse número aumentou para 152.

A notícia não é boa: o Brasil continua sendo o primeiro País no mundo em número de espécies ameaçadas. “Se temos tantas espécies ameaçadas, a situação do meio ambiente no Brasil está muito ruim. É preciso considerar a questão ambiental com muito mais atenção e seriedade nas discussões sobre o crescimento econômico do País. As aves refletem toda a falta de cuidado”, afirmou Pedro Develey.

Desde 2004, no Brasil, com o objetivo de contribuir para a melhoria desse quadro, aSAVE Brasil promove o Programa Áreas Importantes para a Conservação das Aves (Important Bird Area – IBA), que visa identificar, monitorar e proteger uma rede de áreas importantes para as aves e para a biodiversidade em geral. Esse programa faz parte da estratégia mundial da BirdLife International, que já identificou aproximadamente 11 mil IBAs em 200 países.

Em 2006, a SAVE Brasil publicou o livro“Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil: Parte 1 – Estados do Domínio da Mata Atlântica”. A segunda e última parte do estudo de mapeamento das IBAs no Brasil foi concluída no final de 2009, com a publicação do livro “Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil: Parte 2 – Amazônia, Cerrado e Pantanal”, que identificou 74 IBAs nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste e no Maranhão.

A boa notícia  foi dada, o mapeamento das áreas prioritárias contribuiu para que fossem criadas, nos últimos  anos, novas unidades de conservação, protegendo cerca de 50 mil hectares de florestas da Mata Atlântica. Essas áreas estão beneficiando a preservação de, pelo menos, 20 espécies ameaçadas globalmente de extinção. Há muito o que se fazer, mas existem alguns ganhos significativos.

baseado na publicação de http://blog.institutobrookfield.org.br/

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: