Bioluminescência no Parque das Emas em destaque

Bioluminescência (palavra híbrida, proveniente do grego bios, que significa “vida”, e do latim lumen, que significa “luz”) é a produção e emissão de luz por um organismo vivo. Trata-se de uma forma de ocorrência natural de quimioluminescência, em que a energia resultante de uma reação química é lançada sob a forma de emissão de luz.                 bioluminescencia no PNE

Cupinzeiros iluminados misteriosos, nas noites quentes e úmidas da primavera e do verão datam desde o século XIII. Existiram diversas teorias ou lendas em razão desse fenômeno destacando-se o evento  fantasmagórico, brilho dos cupinzeiros pelo rodeio de insetos luminosos, bactérias luminescentes fixadas nos ninhos dos cupins, etc. Todos acordam e confirmam que é, sem dúvida, um efeito estético mágico, espetacular e atrativo de milhares de pessoas que podem conhecer pessoalmente essa beleza da natureza. Apenas a partir do século XX os estudos passaram a identificar as causas do fenômeno da Bioluminescência. A bioluminescência é, uma luz fria, não fosforescente, emitida por alguns organismos vivos com finalidades diversas, conforme a espécie e o grupo a que pertencem. Pesquisadores acreditam que os organismos que apresentam essa capacidade de emissão de luz, o fazem para atração de parceiros para a reprodução, captação de alimentos pela atração das presas e até como meio de defesa, entre outros fatores ainda não desvendados pela ciência.

O fenômeno é facilmente observado no Parque das Emas na época do início das chuvas, iniciando-se o entardecer e o início da noite, principalmente quando ocorrem pancadas de chuvas nos dias mais quentes., onde temos a densidade de cupinzeiros de mais de 300 unidades por hectare, os organismos responsáveis pela bioluminescência são larvas de um tipo de vaga-lume, Pyrearinus termitilluminans, cujo nome científico está associado à luz (Pyrearinus: relacionado a fogo, luz).  As condições ideais para visualizar a bioluminescência dos cupinzeiros do PNE são em noites quentes, sem luar e com alta umidade, ou após uma chuva, quando os insetos fazem suas revoadas e as larvas aparecem com intensidade para atraí-los.

Cupinzeiros são vistos em várias regiões do Brasil e em municípios próximos ao PNE, mas o fenômeno da bioluminescência misteriosamente só ocorre naquele parque.

As visitações diurnas ou noturnas ao PNE são autorizadas, mas devem ser agendadas previamente com a direção.

Fonte: Wikipedia/pne

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: