Questão de cerradania

Os povos e comunidades tradicionais cerratenses tem relação direta de representação na manutenção da sociobiodiversidade, como conhecedores e guardiões do patrimônio ecológico e cultural da região. Povos indígenas, Comunidades tradicionais que abrangem quilombolas, geraizeiros, vazanteiros, quebradeiras de coco, a forte e destacada presença da mulher como rezadeiras, benzedeiras e raizeiras, entre outros, convivem com o Cerrado, o conservam e respeitam.

As populações tradicionais foram reconhecidas pelo Decreto Presidencial nº 6.040, assinado em 7 de fevereiro de 2007, nele o governo federal reconhece, pela primeira vez na história, a existência formal de todas as chamadas populações tradicionais.

Quando se fala em povos do Cerrado, prontamente pensa-se em comunidades rurais. No entanto, a região do Cerrado é também composta pelas cidades que abrigam  milhões de relegados dos espaços rurais, expulsos dos seus habitats e não tiveram alternativas a não ser se deslocarem para as cidades, a partir das mudanças ocorridas na produção agrícola com a introdução do monocultura e mecanização do campo. Oriundos do rural cerradeiro tentam acomodar no seu espaço e cotidiano vivido no urbano, as memórias trazidas, solidificando um pedacinho da identidade que ficou.

Me sinto um pouco afastado das minhas origens e busco em minhas atitudes retratar um pouquinho do que aprendi e, compartilho dialogando, escrevendo. Farei uma inserçãocom a apresentação do meu trabalho de mestrado, na próxima segunda feira, sede do Ibram- 511 sul- Brasilia.As 9:30 horas da manhã. Uma síntese da CERRADANIA: A educação ambiental nas unidades de conservação no Distrito Federal.

Tenho motivos de sobre para me alegrar, afinal um dos netos de Zé Pequeno- Chapada do Arroz do sertão da Bahia, efetua um registro acadêmico, que resulta da saga da minha família que foi , como tantas outras, segregadas socialmente no Brasil.

Sejam bem vindos, alumeia e óia pro encantamento dos povos cerratenses.

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: