Universidade do Cerrado em Mato Grosso

 

Existe a previsão de implantação da Universidade Federal do Cerrado (UFCer), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O projeto da Universidade Federal de Mato Grosso já teve aval do Ministério da Educação (MEC) e deve ser encaminhado ao Congresso Nacional para ser avaliado.

Segundo o reitor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Rondonópolis, Jarvert Melo, foram mais de 10 anos tentando instalar uma universidade na cidade.

“Já elaboramos vários projetos para criar uma universidade aqui em Rondonópolis. Foram cerca de 10 anos refazendo propostas e, no ano passado, criamos um novo projeto com modificações e enviamos para o MEC”, explicou.

“No caso [se aprovado], Mato Grosso terá duas universidades federais: a UFMT e a UFCer. A UFCer deverá contar com 300 professores, 100 técnicos administrativos e cerca de 5 mil alunos e com orçamento próprio da instituição”, contou ao G1.

Um comitê foi criado na cidade para tratar sobre a criação da universidade. Participam desse comitê professores, alunos e a pessoas interessadas no projeto.

Sobre o projeto, a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, explicou que a proposta depende de ajustes. “O ministro da Educação, Luís Cláudio Costa, informou que está ultimando o ato, que depende apenas de alguns ajustes legais”, explicou.

Ela também reforçou a importância da universidade na cidade. “A criação dessa universidade representa a democratização do acesso ao ensino superior e a inclusão de milhares de jovens. E o mais importante de tudo é a contribuição para o desenvolvimento da região, mediante a pesquisa e a própria formação profissional”, acrescentou.

Já houve uma audiência, que teve a participação da reitora, do senador Wellington Fagundes (PR), o secretário-executivo do MEC, Luís Cláudio Costa, e o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Pereira Farias.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/04/projeto-para-criacao-da-universidade-do-cerrado-e-aprovado-pelo-mec.html

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: