Extinção de polinizadores e a produção de alimentos

Um relatório apresentado pela Plataforma Intergovernamental de Política e Ciência sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistema (IPBES, por suas siglas em inglês) indica que diferentes espécies de polinizadores enfrentarão a extinção nos próximos anos; mas seu desaparecimento pode afetar globalmente a produção de alimentos, gerando dificuldades maiores para que os homens possam manter políticas efetivas de segurança alimentar. De acordo com o relatório, mais de 40% de espécies de polinizadores invertebrados (como as abelhas) e 16% de espécies de polinizadores vertebrados (como os colibris) estão ameaçados de extinção como consequência de diferentes fatores, entre os quais se destaca o uso de pesticidas, mudanças no uso de terras, práticas de agricultura intensiva que fazem desaparecer as flores silvestres, espécies invasoras, doenças e a mudança climática.beija-flor-tesoura-

Os pesquisadores ressaltam que os polinizadores são importantes para nossa economia, sociedade e cultura, mas, principalmente, deveríamos considerar que os polinizadores estão vinculados a nossa saúde e bem-estar.

Uma equipe de 77 especialistas analisou mais de 3000 estudos relacionados com polinizadores e estudaram-se práticas agrícolas apoiadas em técnicas indígenas ou conhecimentos locais proporcionadas por mais de 60 comunidades em âmbito global.

Animais afetados

De acordo com a informação proporcionada pelo IPBES, existem 20 mil espécies de abelhas silvestres, mas além destas deve-se considerar as borboletas, traças, escaravelhos, colibris, aves e morcegos que contribuem com a polinização.

É necessário desenvolver estratégias para proteger os animais que contribuem com o processo de polinização. Em um comunicado, os pesquisadores destacaram que existem diversas opções para proteger os polinizadores. As estratégias poderiam incluir:

– Promover estratégias de agricultura sustentável, utilizando processos ecológicos para o cultivo de alimentos.

– Manter ou criar ambientes que beneficiem os polinizadores, tanto na área urbana como rural.

– Apoiar o desenvolvimento de práticas ancestrais no manejo de cultivos, como a rotação de cultivos ou combinar técnicas científicas com o conhecimento indígena local.

 Promover o intercâmbio de conhecimento entre cientistas, granjeiros, comunidades, empresários industriais e o público.

 Reduzir a exposição dos polinizadores aos pesticidas, procurando alternativas para o manejo de pragas.

 Melhorar a gestão de doenças em abelhas e regular a comercialização de polinizadores.

Impacto nos cultivos

Graças à ação dos animais nos cultivos, seria possível produzir entre 235 bilhões e 577 bilhões de dólares de alimentos. Alguns cultivos têm maior dependência dos polinizadores, por exemplo, a produção de maçãs, que equivale a 33,5 bilhões por ano e depende de distintas espécies de abelhas; os cultivos de mangas, cuja produção equivale a 14,8 bilhões por ano, depende de abelhas, moscas e formigas. Garantir uma adequada produção de alimentos para as próximas décadas requereria trabalhar para evitar a extinção dos polinizadores.

“A crescente ameaça para os polinizadores, os quais desempenham um papel importante na segurança alimentar, proporciona outro importante exemplo sobre como as pessoas estão conectadas ao ambiente e aos fortes laços que unem nossos destinos com o mundo natural” manifestou Achim Steiner em um comunicado, que é diretor executivo do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP).

 

Fonte: http://fnbr.es/2fb

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: