Caminho pros cerratenses

O CAMINHO DO SERTÃO promove um mergulho socioambiental e literário no universo de Guimarães Rosa e no cerrado sertanejo dos gerais, percorrendo parte do caminho realizado por Riobaldo e seu bando, personagens centrais do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão.

Os interessados podem acessar o Edi-Tao, e se inscreverem impreterivelmente até o dia 28 de abril. (É só clicar AQUI)

caminho do sertão.jpg

A primeira edição fora realizada em 2014, levando 70 participantes para uma jornada de 150km, enveredando-os em um trajeto que envolve areia, cerrado, literatura e tradições dos povos geraizeiros. Os seis dias de processo que começou em Sagarana, distrito de Arinos – MG, terminaram no Encontro dos Povos do Grande Sertão, em Chapada Gaúcha. Tal final brindou cada passo dado pela primeira geração de caminhantes que toparam o desafio, um adentro à Ser-Tão nunca antes visto.

O projeto transcendeu a própria jornada em sua segunda edição, realizada em 2015. Dentre as mudanças, uma alteração na rota, aumentando o percurso em cerca de 10km, e uma diminuição na quantidade de vagas, 50 novos caminhantes foram selecionados. Concomitante, e atrelado ao Caminho do Sertão, caminhantes da primeira edição juntaram-se à produção, e pautaram o projeto “Ecos do Caminho”, que durante a realização do festival promoveu oficinas, debates e atrações nas comunidades pela qual o Caminho do Sertão passa, envolvendo comunidade e caminhantes.

Na edição de 2016, o projeto consolida a jornada de 160km, pelos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, a ser percorrida a pé durante 7 dias.Os caminhantes passarão pela Estação Ecológica Sagarana (Arinos); Morrinhos; Vila Bom Jesus; Fazenda Menino; Córrego do Garimpeiro; Ribeirão de Areia; Vão dos Buracos; Chapada Gaúcha e Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Em cada pouso nas comunidades percorridas, a jornada se entrelaça às folias de reis e aos saberes do povo geraizeiro.

A empreitada de produção do Caminho do Sertão encara pela terceira vez o desafio de produzir uma jornada de reencontro com o distante, com o sertão dentro de cada um. Esforço, calor, cerrado e toda uma mítica de relações entre o caminhante e um Ser-Tao de possibilidades permeia essa travessia, que será realizada entre os dias 02 e 10 de julho.

O Caminho do Sertão é realizado pela Agência de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Vale do Rio Urucuia, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão, o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária (Copabase), a Central Veredas e a equipe ECOS do Caminho do Sertão.

trajetoria do caminho.jpg

SERVIÇO

Evento: O Caminho do Sertão 2016 – De Sagarana ao Grande Sertão Veredas
Data de realização: de 02 a 10 de julho de 2016
Inscrições: até dia 28 de abril

Informações e inscrição acesse:
https://ocaminhodosertao.wordpress.com/

https://ocaminhodosertao.wordpress.com/edital/

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: