Ecoturismo no Cerrado

bd8cc-capimdouradoO Cerrado, também chamado de savana brasileira, possui uma vegetação variada ao longo de 2.045.064 km² de área que abrange os oito estados do Brasil central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal.

O Cerrado possui alta biodiversidade, constantemente ameaçada por conta do crescimento populacional, das monoculturas, agropecuária, construção de rodovias e queimadas provocadas tanto pelas altas temperaturas e baixa umidade, quando pela ação do homem. A vegetação, em sua maior parte, assemelha-se à savana. A árvore símbolo do Cerrado é o ipê-amarelo, que floresce durante o período de seca da região.

No Cerrado encontram-se os rios que abastecem as bacias dos rios Paraná, São Francisco e Tocantins, o que faz com que a região tenha um grande potencial hidrelétrico a ser desenvolvido, assim como o ecoturismo nas belas cachoeiras pouco conhecidas no país.

O ecoturismo atualmente proporciona o desenvolvimento da região, entretanto, é ainda necessário em muitos locais a melhoria da infraestrutura aliada à proteção dos recursos naturais e da cultura local, com o propósito de desenvolver a atividade de maneira sustentável.

Dentre outros locais para se praticar atividades de ecoturismo, pode-se citar: a Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães, Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Cantão, Emas e Jalapão.

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, apresenta atividades para os períodos de seca e de chuvas, atraindo pessoas pelo misticismo e ecoturismo, devido a energia mística que muitos acreditam que o local possui, e a suas cachoeiras e trilhas. Os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são os locais que oferecem maior número de opções de atrativos naturais propícios a prática de ecoturismo.

A Chapada Diamantina, localizada no estado da Bahia, apresenta atrações naturais como a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Buracão e o Poço Encantado, além de inúmeras atividades como trekking, mergulho, passeios a cavalo, banhos em cachoeiras etc. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é rico em espécies de plantas e animais vivendo livremente pelo parque.

Localizada no Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a natureza típica de cerrado.

O Parque Estadual do Cantão e o Jalapão, ambos localizados no estado de Tocantins, também aliam preservação ambiental a atividades de ecoturismo como rafting, observação da fauna e flora e pesca esportiva.

Por fim, o Parque Nacional das Emas, próximo às divisas com o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, representa uma das mais importantes Unidades de Conservação do Cerrado devido à sua extensão e integridade de habitats, riqueza faunística e presença de espécies raras e ameaçadas de extinção.

Fonte:  Portal online do IBAMA.

Tags:

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: