Prioridades de investimentos no cerrado

Importância biológica, serviços ecossistêmicos, contexto socioeconômico, ameaças à biodiversidade, entre outros temas, são o foco do estudo sobre o Cerrado disponibilizado, no último dia 19 de abril, pelo conselho do CEPF (Critical Ecosystem Partnership Fund), em português Fundo de Parcerias para Ecossistemas Críticos.

O documento intitulado de “Perfil ecossistêmico do Cerrado” foi elaborado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e pela Conservação Internacional (CI), a partir de consultas públicas realizadas ao longo de 2015 com mais de 170 representantes de 130 instituições do setor privado, governo, universidades, sociedade civil e populações tradicionais e indígenas. O WWF-Brasil, por meio do Programa Cerrado Pantanal, participou das oficinas, contribuindo com propostas práticas e viáveis com vistas a gerar um relatório fiel à realidade da diversidade biológica e social do bioma Cerrado.

O documento apresenta a lista de 1.629 espécies consideradas ameaçadas e servem como base para a definição das 761 Áreas-Chave de Biodiversidade (KBAs em inglês), ou seja, regiões prioritárias para contribuir para a manutenção de funções ecossistêmicas essenciais para a natureza e para a subsistência humana no Cerrado.

O Mosaico de Unidades de Conservação Sertão Veredas Peruaçu foi uma das quatro áreas selecionadas como prioritárias no Hotspot (região de extrema importância biológica e em alto risco de extinção), além do corredor ecológico Veadeiros-Pouso Alto Kalungas, Central de MATOPIBA e Mirador-Mesas. Estas regiões terão como alvo 62 KBAs prioritários de acordo com critérios de serviços biológicos, socioeconômicos e ambientais.

Kolbe Soares, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal, considera que “o documento traduz bem a realidade do bioma, uma vez que retrata as diversas ameaças a seu ecossistema, a importância da conservação em áreas estratégicas e a riqueza sociocultural existente”.

O estudo tem o objetivo de orientar o CEPF nos investimentos que serão aplicados no bioma nos próximos quatro anos, além de ser uma base para orientar outros possíveis investimentos na região.

Ao todo está previsto o montante de 8 milhões de dólares para investimentos no Cerrado, nos próximos quatro anos.

Sobre o CEPF

Criado em 2000, o CEPF atua em 23 hotspot – área prioritária para a conservação –, em 89 países. Ao todo o Fundo já investiu 175 milhões de dólares nessas regiões, beneficiando 1,9 mil entidades da sociedade civil.

No Brasil, o CEPF está presente desde 2002, mas inicialmente com foco no bioma Mata Atlântica. Até 2011 foram 300 projetos apoiados à ONGs, comunidades e pequenas empresas, que desenvolvem trabalho com espécies, áreas protegidas e comunidades. Atualmente reúne sete doadores internacionais.

informações do http://www.wwf.org.br/?51882

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: