Fruta do lobo ou lobeira

A lobeira (Solanum lycocarpum) também conhecida como fruto do lobo ocorre no cerrado, cerradão e campo sujo, sendo seus frutos produzidos de julho a janeiro. Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais. A polpa é enjoativa, possui cheiro muito ativo e penetrante e contém alcalóides de natureza pouco conhecida. A infusão da raiz da lobeira é usada contra hepatite e o xarope dos frutos, contra asma. Um pó branco extraído do fruto verde é também utilizado para combater diabetes. Os frutos verdes contêm solasodina, substância química precursora de esteróides.

lobeira

Artigo publicado na revista Ciência agrotécnica da Universidade Federal da Lavras, citando outro autor (HOEHNE, F.C. Frutas indígenas.), afirma: Por apresentar aroma agradável e uma polpa abundante e adocicada, é usado como alimento pelos sertanejos. Contudo, existem opiniões diversificadas entre eles, enquanto alguns acham o fruto comestível e inofensivo quando maduro, outros o acham nocivo e até mesmo venenoso. Mas, os autores do trabalho chegam à seguinte conclusão: O conteúdo de fenóis foi baixo, o que favorece a sua utilização como alimento alternativo.

Depois de testes na cozinha, uma afirmação diz “A polpa é enjoativa, possui cheiro muito ativo e penetrante e contém alcalóides de natureza pouco conhecida”. Principalmente quanto aos alcaloides desconhecidos. Acontece que o tipo de amargo que não consegui tirar mesmo eliminando as sementes ou deixando de molho em água e sal ou vinagre, me soou como um alcaloide bem suspeito, já que ele não é sentido na superfície da língua, como seria o caso do jiló, mas volta segundos depois como um amargo desagradável com uma ligeira travada na base da garganta, daquele amargo rascante ou um retrogosto duvidoso e persistente.

O arbusto da família das Solanáceas e parente, portanto, da jurubeba, do jiló, do tomate e da berinjela, pode chegar a cinco metros de altura.

É considerada uma planta daninha porque multiplica-se não só por sementes mas também é capaz de rebrotar quando cortada. Pode ser encontrada em quase todo o país, especialmente em áreas de cerrado. Toda a planta é espinhosa e até a parte de cima do fruto, o que não o impede de ser o alimento preferido dos lobos guarás, chegando a compor quase metade da sua dieta. Dizem que os frutos agem contra um verme dos rins dos lobos.

De longe se sente o perfume dos frutos, incrivelmente aromáticos, lembrando um pouco mangas super maduras. Com a maturação, o cheiro começa a ficar mais forte, mas não desagradável. Já o sabor… Bem, além de nutritivos, ricos em amido, vitaminas e minerais como a maioria dos frutos, costumam ser usados no tratamento caseiro para vários tipos de enfermidades e no preparo de doces e geleias. Agora, se alguém me perguntar se é gostosa, respondo: “come-se”. Pelo menos é o que dizem alguns estudos, como se vê no artigo “Atividade antioxidante de frutas do cerrado” publicado na Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos.

 

 

Recorte de reportagem da revista Ciência agrotécnica da Universidade Federal da Lavras

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: