Ao sul do Maranhão

O cerrado maranhense, no sul do Estado, proporciona uma viagem por uma das regiões mais bonitas do país, que encanta os visitantes com uma paisagem ao mesmo tempo inóspita e acolhedora.

Entre chapadas, cachoeiras e vales deslumbrantes, quem  viaja pela região vive uma aventura inesquecível. No local, os repórteres Sidney Pereira e Miguel Nery registraram um instante raro na natureza: o mais colorido dos urubus, que sumiu com a devastação das florestas em muitas regiões brasileiras, lá se reproduz em segurança no alto das chapadas e platôs.

cachoeiras-de-carolina-Maranhão

Cachoeira ao sul do Maranhão- foto de altier molin

A estação das águas deixou o cerrado maranhense ainda mais cheio de vida. E mais exuberante visto do alto. O voo do paramotor é suave nos céus do cerrado, e cheio de descobertas.

O cerrado maranhense é uma das regiões mais preservadas do país, onde a mata intocada protege nascentes e penhascos. E uma cadeia de montanhas se estende no infinito.
O verde denso impressiona e surpreende nas trilhas de quadriciclo. Cada uma das trilhas leva a um santuário diferente. Um mais bonito que o outro. Esta é uma das regiões com a maior diversidade de plantas e animais do país, bem no encontro entre a Amazônia brasileira e o cerrado nordestino.

A suavidade das cascatas e cachoeiras ameniza o calor no cerrado. No Vale do Farinha há um dos rios mais preservados da região. A Cachoeira da Prata e a Cachoeira de São Romão se revelam em um incrível contraste entre as rochas.

A natureza selvagem do cerrado, em alguns trechos, combina com delicados tons de azul no encanto das cavernas. Uma falha geológica há milhões de anos abriu uma fenda na rocha, e a água brota suave da arestas do rochedo. O encanto azul permite mergulhos com até sete metros de profundidade. A água é tão transparente, que a visibilidade chega a 40 metros.

Como não se encantar com o Lago Azul, em Riachão. “70% a 75% de nosso corpo é água. E o nosso planeta também. Em cima é bonito, imaginem embaixo d’água”..

Nas profundezas das cavernas, na suavidade das cascatas ou na imensidão dos vales. As savanas maranhenses seduzem com as cores e os sons de um planeta único.

baseado  na reportagem do http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: