Mato Grosso do cerrado

O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e originalmente ocupava uma área de quase dois milhões de km², sendo que hoje ocupa cerca apenas 20% do total. Em Mato Grosso a área ocupada por este bioma é de aproximadamente 300 mil km², o equivalente a 34% do território estadual.

rafting2-1024x768

Rafting no Rios das mortes- Primavera . Foto Sedtur MT

A primeira impressão é de uma paisagem agreste, com arvores curtas e retorcidas em terrenos aparentemente sem vida. No entanto, é neste bioma considerado um dos mais importantes do Brasil que brotam rios que dividem as três principais bacias hidrográficas do Brasil: Platina, Tocantins e Amazônica. Sua flora, com mais de 10 mil espécies destaca a beleza exótica e a riqueza medicinal.

Nesta vasta região encontram-se cavernas, grutas, corredeiras, cachoeiras e muitas trilhas, além de sítios arqueológicos. Toda esse potencial natural favorece os praticantes de esportes de aventura, com locais de imensa beleza e atrativos que convidam para um rafting, canoagem tirolesa, rapel, enfim, opções inúmeras que podem ser praticadas dentro do conceito de respeito a natureza e aos seres vivos que dela fazem parte.

Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é o cartão de visita do Cerrado mato-grossense, um museu a céu aberto que atrai cientistas, místicos e turistas de todas as partes do mundo. A seqüência de relevos esculpidos em arenito esconde muitos segredos e revela várias cachoeiras.

No percurso Cuiabá-Chapada, o visitante se depara com entradas para algumas atrações como: Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeirinhas da Independência, das Andorinhas e do Pulo, entre outras. A estrada conduz ao Complexo Turístico da Salgadeira e ao Parque Nacional de Chapada, com seus 33 mil hectares.

Uma trilha leva ao Morro de São Jerônimo, ponto culminante da Chapada, com 836 metros de altitude. Tem ainda o Paredão do Eco, a Casa de Pedra, a Cidade de Pedra – uma galeria de estátuas das mais diversas formas, esculpidas pelo vento e erosão – e a Caverna Aroe Jari, mais conhecida por Caverna do Francês. Numa gruta, bem próxima à caverna, está a Lagoa Azul. Também nas proximidades da cidade está o Mirante, região onde se pode admirar a paisagem e contemplar esse vasto cerrado formado há milhões de anos e que encanta todos que aqui chegam.

Rota das águas termais – Vale do São Lourenço e Serra de São Vicente

Os principais pontos turísticos dessa rota estão entre as cidades de Jacira, Poxóreo, Juscimeira, Rondonópolis, Campo Verde e Primavera do Leste. No meio da Serra de São Vicente, próxima a Cuiabá, em um agradável clima de montanha está o balneário das Águas Quentes, lugar ideal para o descanso com completa infraestrutura, deliciosas piscinas térmicas com temperatura que varia até 42ºc.

Em Jaciara, o turista pode desfrutar de muitas cachoeiras e praticar esportes de aventura como rafting, rapel, canoagem. Um pouco mais ale, está Juscimeira, também com fontes termais com propriedades medicinais.

Em Rondonópolis, encontram-se cânions com veios de água que desembocam no rio Vermelho. A beleza cênica convida os amantes da canoagem a desafio de coragem e perícia pelas corredeiras.

A fusão de cachoeiras, sítios arqueológicos, cânions, complexos termais e vales fazem dessa região um polo do turismo de aventura de contemplação.

Rota das serras – Cuiabá e Tangará da Serra

Mais rios, grutas, serras e muita natureza. A região respira turismo. Em um trecho entre CuiabáBarra do Bugres eTangará da Serra encontramos a 110 km da capital de Mato Grosso, o complexo das serras das Araras, do Currupira e do Descalvado.

Em Tangará da Serra, há belos locais para prática de esportes de aventura como a cachoeira Salto das Nuves, o salto Maciel e a Mirante, de onde pode se apreciar a beleza do Chapadão dos Parecis.

Trecho do livro alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses (FMB)

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: