Caminhada pós folia de reis

Uma boa opção pra começar bem o ano de 2017- Acontece em Minas Gerais, Chapada Gaucha, próxima a Brasilia.

vao-buraco

OBJETIVO ESPECIFICO:  Conhecer, através da pratica da caminhada, parte do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, e as comunidades Tradicionais de Buracos e Buraquinhos, essa ultima, uma comunidade quilombola, regiões de grande valor ecológico, cultural e social, citadas na obra de Guimarães Rosa.

DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 03 DIAS

PROGRAMAÇÃO

1º DIA: VISITA AO PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS

SAÍDA: 08 horas da manha  . LOCAL: Praça da prefeitura

O QUE LEVAR: Levar lanche leve para trilha recomenda-se frutas, castanhas, barras de cereal, leve agua à vontade, recomenda-se 1.5 litros por pessoa.

O QUE VESTIR: Vista roupas confortáveis, que protejam o corpo do sol e da vegetação, no local existem córregos e poços onde é possível entrar, então levem roupas de banho. É recomendado o uso de um bom chapéu, pois o sol pode ser forte em algumas horas do dia.

O QUE CALÇAR: É recomendado que se use calçados fechados, para melhor proteger de espinhos, pedras e animais peçonhentos.

RETORNO: Por volta do final da tarde.

2º DIA:   TRAVESSIA DO VÃO: BURACOS / BURAQUINHOS                                                                A travessia do vão, entre Buracos e Buraquinhos, é uma atividade incrível, praticada diariamente por quem vive dentro do vão e precisa se deslocar. Trata-se de uma caminhada de nível leve / intermediário, que passa por lugares lindos e muito peculiares. Nesta caminhada, é possível avistarmos animais diversos, como alguns mamíferos, lagartos e pássaros como tucanos e araras canga.

O nosso objetivo será atravessar o vão, partindo da Chapada Gaúcha, passando pela comunidade de buracos e chegando na comunidade de buraquinhos em 01 dia, o percurso apesar de leve, é longo, tendo ao todo 24 km. Boa parte seguindo o leito do Rio Pardo.

SAIDA: 06 horas da manha. LOCAL: Praça da prefeitura

PREVISÃO DE CHEGADA: Por volta das 18 horas em Buraquinhos.

OBS: Como o caminho é longo neste dia, faremos uma refeição leve ainda na comunidade de Buracos.

OBS II: Ao chegarmos à comunidade de Buraquinhos, haverá uma área de camping, bem como quartos para pouso, lá faremos uma refeição mais forte, para suprir as forças gastas no dia. Bem como participaremos de uma confraternização realizada na própria área de camping.

3º DIA: COMUNIDADE DE BURAQUINHOS

A comunidade de buraquinhos possui vários atrativos interessantes, como diversas praias do rio pardo, poços incríveis no córrego buraquinhos, alguns mirantes lindos. Além da clássica receptividade dos moradores, que estão sempre abertos a conversas e bate papos, é possível visitarmos uma das casas de farinha da comunidade, vermos um projeto agroflorestal que esta sendo implantado em algumas casas e muito mais.

OBS: Dia livre até às 12 horas.

Procure caminhar, conhecer as pessoas, os lugares, as praias os poços, fique a vontade para promover a interação.

ALMOÇO ÀS 12 HORAS

14 HORAS: Roda de conversa sobre a experiência da caminhada, e com membros da comunidade.

Oficina de confecção de esteiras de buriti com o Antônio “o tico”.

17 horas: Finalização / retorna para Chapada Gaúcha.

INFORMAÇÕES E ORÇAMENTO

Olá, você que vai participar conosco da Caminhada Pós – Folia de Reis precisa saber de algumas informações importantes:

Faremos uma atividade física de nível leve a moderado, prepare-se com antecedência.  Estaremos na época das aguas, então é possível que chova, prepare-se levando capas de chuvas, anoraks ou mesmo um guarda chuva para se proteger caso ocorra uma boa chuvarada, mais em todo caso, aproveite a chuva e divirta-se. Faremos uma atividade em meio à natureza, então é melhor nos precavermos em alguns aspectos, por exemplo: tem alergias? Leve seu antialérgico e comunique-nos sobre a gravidade de sua alergia. Não se arrisque desnecessariamente. Sofre com alguma doença que te impeça de fazer exercícios longos? Não se arrisque qualquer acidente em local ermo pode se complicar mais e mais… Passaremos por comunidades tradicionais, que vivem em certo isolamento e possuem seus próprios costumes, vamos respeita-los de todas as formas possíveis. Ficaremos em área de camping, então, leve sua barraca e roupas de cama.  Leve sua câmera fotográfica ou aparelho de telefone para fotografar o caminho, mais se lembre, estamos em épocas de aguas, proteja-os bem. Não nos responsabilizamos por aparelhos eletrônicos danificados.

Estadia e alimentação durante o primeiro dia, na Chapada Gaúcha, são por conta de cada um.   Alimentação, hospedagens (camping), cafés e oficinas durante a travessia dos buracos estão cobertas pelo valor investido por vocês.  Divirtam-se, fotografem, interajam, conversem , caminhem… Façam tudo que o coração pedir.

ORÇAMENTO

Pensando em facilitar o acesso de todos aos nossos roteiros, criamos algumas maneiras diferenciadas para se efetuar o investimento na atividade proposta:

PLANO 01 _ PAGAMENTO INTEGRAL

Este plano cobre todas as despesas operacionais, entre elas:

Alimentação e hospedagens durante a travessia do Vão. Transporte e Serviço de Condutores no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Transporte de volta após as atividades na comunidade de Buraquinhos. Acompanhamento de condutores capacitados e experientes durante toda a atividade. Toda logística empresarial e técnica.

VALOR DO INVESTIMENTO: 245,00 / PESSOA.

PLANO 02_ PAGAMENTO SOLIDARIO

Este plano cobre todas as despesas operacionais e promove a integração daqueles que não podem arcar com os custos totais da atividade, para este caso, criamos um sistema de bolsas, onde aqueles que podem e acham que devem, tem a oportunidade de ajudar aqueles que não podem. Aqueles que podem contribuir com o Pagamento Solidário são considerados facilitadores, pois proporcionam a oportunidade de conhecimento àqueles que não possuem os meios para isto.

OBS: O valor investido a mais será usado integralmente nas bolsas, não havendo necessidade das bolsas, o valor do investimento será devolvido àqueles que investiram.

OBS II: Para aqueles que investiram no Pagamento Solidário, preparamos um pequeno “mimo”, como uma lembrança do evento.

VALOR DO INVESTIMENTO: 300,00 / PESSOA.

PLANO 03_BOLSISTA PARCIAL

Nesta categoria, o participante apenas arcará com as despesas de alimentação, hospedagem. Sendo que todo o serviço de condução ambiental, transporte e logística operacional de empresa serão custeados pelas próprias empresas envolvidas.

Oferecemos: 03 vagas para Bolsista Parcial.

Valor do investimento: 120,00

PLANO 04_ BOLSISTA INTEGRAL: Oferecemos 02 vagas para bolsista integral.

Valor: Troca de experiências.

OBS: PARA QUE TUDO FUNCIONE, PRECISAMOS DE UM MINIMO DE PESSOAS PARTICIPANTES, NO CASO, UM MINIMO DE 10 PARTICIPANTES COM PAGAMENTO INTEGRAL E/OU SOLIDARIO.

A EQUILÍBRIO NATURAL – ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA EM PARCERIA COM A TRAVESSIA – ECOTURISMO, ESPERAM POR VOCÊS.

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: