Cultura da cooperação em Peruaçu – MG

Extrativistas e comunidades tradicionais da região do Peruaçu, no município de Januária-MG, que vivem do beneficiamento de frutos do Cerrado, como o pequi, o coquinho azedo e o jatobá, concluíram que sua convivência e confiança são fundamentais para o sucesso da cooperativa COOPeruaçu. A novidade foi vivenciada nos dias 27 e 28 de janeiro, durante o módulo III da oficina Cultura da cooperação, realizada pelo Sebrae, com apoio do WWF-Brasil.

cooperuacu

Foto  Cooperuaçu

Mas o que os frutos do Cerrado têm a ver com convivência e confiança? O relacionamento entre as pessoas com diferentes potencialidades e um objetivo comum facilita que os empreendimentos alcancem seus resultados, o que não seria possível se atuassem isoladamente.

De acordo com Vicente Naves, consultor do Sebrae e palestrante da oficina, “com o trabalho em conjunto, há ampliação do acesso aos mercados, aumento do poder de compra e venda, redução de custos, entre outros benefícios”.

O extrativismo é uma atividade bastante presente no Peruaçu, gerando renda para as comunidades e ainda ajuda na conservação das espécies nativas do Cerrado e na biodiversidade como um todo, que fica cada vez mais difícil de sobreviver frente a expansão da fronteira agrícola.

Para buscar um maior fortalecimento da cadeia produtiva dos frutos do Cerrado e obter mais representatividade no mercado, além de complementação na renda e contribuição para a segurança alimentar, foi criada a COOPeruaçu, em março de 2016. Mas, a aplicação do primeiro módulo do curso da Cultura da Cooperação se deu somente em agosto.

Aline Magalhães, analista técnica do Sebrae, explicou que para realizar a oficina, que tem três módulos – um com foco na formação de cooperados, o segundo no seu comprometimento e o terceiro na emancipação -, é necessário que tenha um grupo organizado para facilitar o processo de desenvolvimento.

Segundo ela, a intenção é “fazer com que as pessoas se enxerguem enquanto cooperativa, enxerguem o potencial de ser cooperado e reflitam sobre o que depende deles para a cooperativa funcionar. A partir disso, os participantes alcançam a capacidade de agir coletivamente ”.

O programa surgiu em 2004 em Minas Gerais e têm demonstrado bons resultados, por isso ele se tornou nacional. No estado de Minas Gerais, por exemplo, ele já foi aplicado em 12 municípios e foi após sua implementação que surgiu o circuito turístico do Velho Chico, para apresentação dos potenciais da área que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões.

Para rodar, o Cultura da cooperação precisa de parceiros e aí que entra o WWF-Brasil. Abílio Vinícius, analista de conservação da organização ambientalista, disse que a iniciativa é muito importante para despertar nos cooperados a responsabilidade além de ampliar o conhecimento sobre temas mais administrativos e burocráticos que às vezes são desconhecidos.

“As comunidades são muito unidas. Esses cursos são como portas que se abrem. Com a troca de conhecimento, valorizamos mais nosso ambiente e vislumbramos novas oportunidades”, afirmou.

Maria José Nunes, da comunidade de Pedras, é cooperada e está ansiosa para a próxima safra, que será de araticum (cabeça como ela apelida o fruto), em abril. Ela disse que nunca imaginou trabalhar em grupo, mas que agora percebe o benefício que pode ser gerado quando “um ajuda o outro”. “Acredito que o resultado será muito bom tanto para melhorar a renda quanto para manter o Cerrado em pé”, concluiu.

Reportagem http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: