Interdepedencia da biodiversidade e direitos humanos

Este é o primeiro relatório da ONU a reconhecer que a perda de biodiversidade prejudica os direitos humanos, por exemplo, reduzindo os produtos agrícolas e de pesca, afetando negativamente a saúde ou removendo filtros do ciclo da água. Por meio da conservação da biodiversidade, os estados também contribuem para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) sobre segurança alimentar, saúde e água, entre outros.

veredas destruida

veredas devastadas no norte de Minas Gerais

O diretor-geral da UICN, Inger Andersen, saudou o relatório: “As pessoas têm o direito de se beneficiar da natureza para seu sustento e para vidas gratificantes e dignas. Isso inclui, por exemplo, o direito à alimentação para todos, para as gerações presentes e futuras, o direito à água, o direito à moradia, o direito à saúde e muitos outros direitos sociais, econômicos e culturais. Tudo isso depende do funcionamento dos ecossistemas e da biodiversidade “, disse ela, falando em um painel do Conselho de Direitos Humanos da ONU na semana passada.

A UICN há muito tem abordado os vínculos entre conservar a biodiversidade e alcançar os direitos humanos. Em 1994, a União lançou o documento Cuidar pela Terra: Uma estratégia para uma vida sustentável , onde declarou que “temos direito aos benefícios da natureza, mas estes não estarão disponíveis a menos que cuidem dos sistemas que os fornecem”.

Através de seu trabalho, como o desenvolvimento de diretrizes e quadros de políticas para o engajamento do governo com os povos indígenas e comunidades locais, a UICN destaca as ameaças da mudança e degradação ambiental para as pessoas diretamente dependentes dos ecossistemas.

“A UICN oferece um espaço único de diálogo que reúne as comunidades de conservação e de direitos humanos, bem como os governos e a sociedade civil”, afirmou Gonzalo Oviedo, assessor sênior da IUCN para a Política Social, em plenário do Conselho de Direitos Humanos. “Teremos o maior prazer em continuar trabalhando com o Relator Especial da ONU e com o Conselho de Direitos Humanos para implementar as recomendações deste relatório para a proteção dos direitos humanos e a conservação da biodiversidade”.

O relatório da ONU reconhece o vínculo entre os direitos humanos ea biodiversidade deve promover a colaboração entre a conservação, os direitos humanos e as comunidades de desenvolvimento para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O relatório também pediu aos Estados que reconheçam os defensores da biodiversidade como defensores dos direitos humanos. A UICN tem apelado a esforços crescentes para proteger os ativistas ambientais das crescentes ameaças e perseguições que enfrentam.

 noticia do

https://www.iucn.org/news/secretariat/201703/iucn-welcomes-first-ever-un-report-acknowledging-healthy-ecosystems-human-right

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: