Espécies endêmica do cerrado

O bioma que ocupa mais de 20% do território brasileiro e possui uma área de 204 milhões de hectares, é detentor de uma das maiores biodiversidades do Brasil. Com um grande número de espécies tanto na fauna, quanto na flora, o Cerrado concentra também, muitas espécies endêmicas – que não são encontradas em outro ambiente.

Ao todo, são mais de 10.000 espécies de plantas na região. E mais de 1.300 espécies de animais, sendo 199 de mamíferos, 837 de aves, 180 de répteis e 150 de anfíbios.

A conta não inclui os peixes e os animais invertebrados, porque nem todos foram catalogados ou estudados. Estima-se que a região abrigue mais de 1.200 e 90.000, respectivamente.

Animais

De acordo com a Rede Cerrado, organização especializada na região, o número de animais endêmicos no bioma é grande, totalizando 3,4% das aves, 11% dos mamíferos, 20% dos répteis e 30% dos anfíbios.

Entre os animais, estão o Beija-Flor-de-Gravata-Verde (Augastes scutatus), a Gralha do Cerrado (Cyanocorax cristatellus), Rato-de-Espinho (Carterodon sulcidens), Rolinha-do-Planalto (Columbina Cyanopis) e Morceguinho-Do-Cerrado (Lonchophylla Dekeyseri).

Plantas

Atualmente uma das grandes produtoras de grãos, carne e leite, a região do Cerrado já foi considerada imprópria para a agricultura e inviável economicamente, isso porque o bioma é composto por uma vegetação rasteira, com plantas e árvores baixas, com raízes profundas e galhos tortos.

A riqueza da flora do Cerrado fica atrás, apenas, da Mata Atlântica e Floresta Amazônica. A presença de barrigudas, ipês, cactos, bromélias, orquídeas, palmeiras entre tantas outras, pintam o bioma que é conhecido pela sua paisagem agressiva.

veredas do parque nacional

Buritizal – norte de Minas Gerais

O Cerrado possui quatro divisões: matas, campos, brejos e ambientes úmidos com plantas aquáticas. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, das espécies existentes no bioma, 44% são endêmicas como: Buriti (Mauritia flexuosa), Pau-papel (Tibouchina papyrus), Canela-de-ema (Vellozia squamata) e outras.

Muitas plantas, cerca de 220, são consideradas de uso medicinal e mais de 10 tipos de frutos são comestíveis. A população faz uso dessas matérias-prima para consumo pessoal, e para venda em grandes centros urbanos.

Esse conhecimento da população em relação ao uso e aplicação das plantas medicinais faz com que o Cerrado seja considerado um patrimônio cultural de grande importância para o Brasil e para o mundo.

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: