Atitudes sustentáveis como começar?

Depois de muito destruir, o ser humano entendeu que vivemos a base de recursos que irão se esgotar em pouco tempo caso não mudemos nossos hábitos diários. Com isso, várias pessoas se mobilizaram e fizeram com que muitas empresas se mexessem para criar novos produtos que não agredissem o meio ambiente. E hoje, podemos dizer que levar uma vida sustentável é muito mais simples do que parece.

cerrado-gsv_1_bento_viana_1

um pouquinho do cerrado

Cosméticos amigos dos animais e do planeta
Existem diversas marcas que aboliram o teste em animais e elaboram seus produtos livres de crueldade. É possível adquirir maquiagens, hidratantes e sabonetes de excelente qualidade sem que para estarem à venda, eles sejam testados por animais ou que tenham utilizado algum tipo de elemento animal durante sua produção. Algumas pequenas empresas também elaboram produtos de origem 100% natural, deixando de lado inclusive ingredientes sintéticos e tendo em sua base frutas, plantas, entre outros.

Economia de água
A água está em escassez, principalmente no Brasil. Não podemos viver sem esse recurso e por isso é importante economizar. Podemos tomar banhos mais curtos, fechando o chuveiro ao se ensaboar ou ao lavar os cabelos, assim como devemos fechar a torneira enquanto escovamos os dentes. A torneira também deve ser fechada enquanto a louça da pia é ensaboada. Em uma semana, isso já traz uma enorme economia de água.

Economia de energia
A economia de luz também é importante e deve ser trabalhado. Apague as luzes que não estiver usando e que não forem necessárias no momento, ative o modo “economia” em sua geladeira e tire os equipamentos eletrônicos como televisão, computador, abajures, micro-ondas e cafeteiras da tomada quando eles não estiverem sendo utilizados. Isso fará bem para o planeta e também para o seu bolso, afinal a conta virá mais baixa.

Horta em casa
Com as inúmeras pesquisas mostrando a quantidade alarmante de agrotóxicos utilizados pelos agricultores brasileiros, o melhor é produzir sua própria horta, garantindo economia na hora de fazer as compras e resultando em uma alimentação mais saudável. Basta comprar as sementes desejadas em casas especializadas e produzir sua pequena horta. Os alimentos orgânicos fazem bem para a saúde e para o planeta.

Consuma menos
O ser humano tem por si só o hábito de realizar algumas compras geralmente desnecessárias para trazer uma sensação momentânea de felicidade. Porém, será que é mesmo necessário? Questione-se sempre antes de comprar algum produto. Verifique se ele fará diferença, qual a sua utilidade, por qual razão você deveria leva-lo. O consumo elevado traz consequências graves, como a quantidade de lixo, que demora anos para se decompor.

Separe o lixo
Cada pessoa costuma produzir cerca de 1kg de lixo por dia. Imagine essa quantidade multiplicada por todos os habitantes do planeta. É muita coisa! Por isso, devemos jogar nosso lixo de maneira consciente. Não custa nada separar o lixo orgânico do reciclável, fazendo com que os materiais que podem ser reciclados sejam encontrados com mais facilidade por quem trabalha com isso. Os aterros estão superlotados e precisamos mudar isso. E com essa atitude, já podemos fazer a diferença.

Reportagem de http://matricaria.com.br/sustentabilidade

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: