Espaço pra valorizar o cerrado

Inauguração Museu do Cerrado. Dia 19 de junho – Segunda às 10:00 – 12:00 horas.               Sala dos Papirus no Prédio FE1 na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

flor do museu do cerrado

foto de Rosangela Correa

Anote o endereço do site:  http://museucerrado.esy.es/

 

Organização da Professora Rosângela Corrêa cerratense de nascimento e alma. Historiadora, PhD em Antropologia Social. Professora Adjunta na Área Educação Ambiental e Ecologia Humana na Faculdade de Educação na Universidade de Brasília.

 

Um espaço de compartilhamento e valorização das essências do bem querer do cerrado.

O Museu do Cerrado tem como missão divulgar os conhecimentos científicos e os saberes populares acerca da sociobiodiversidade do Sistema Biogeográfico do Cerrado.

O Museu será um espaço aberto para divulgação de ações/projetos para a conservação, preservação e recuperação do Cerrado e a valorização do patrimônio ecológico, arqueológico e cultural das tradições culturais dos Povos do Cerrado através de conteúdos audiovisuais, artigos, teses, livros, manifestações artísticas, materiais pedagógicos, etc produzidos sobre o Cerrado até o momento.

Sistema Biogeográfico do Cerrado
O Cerrado, diferente dos outros matizes ambientais brasileiros, tem que ser entendido como um sistema biogeográfico.

Eco-História do Cerrado
Os primeiros ancestrais das populações indígenas que hoje ainda habitam as áreas do Cerrado chegaram por volta de 13.000 anos A.P.

Arqueologia no Planalto Central
“O Brasil é um grande sítio arqueológico de diferentes períodos e com uma enorme variedade de vestígios materiais.” Eurico Miller.

EcoMuseu do Cerrado Laís Aderne

Queremos divulgar cada projeto/ação individual, coletivo ou institucional para valorizar, preservar e conservar o Cerrado.

vao-buraco

Foto da cerradania- Vão dos Buracos- Sertão de Minas Gerais- Cerrado- Brasil

Povos e Comunidades Tradicionais

A diversidade sócio-cultural existente no Brasil reflete a biodiversidade local. O Brasil não é só megadiverso pela sua grande diversidade de espécies, ele também é megadiverso pelas sociedades distintas que abriga. Segundo o censo do IBGE de 2010, há 305 povos indígenas no Brasil que falam 274 línguas. Clique em cada balão para saber mais.

UnB e o Cerrado

Uma Universidade transformadora, com a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimentos, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o envolvimento sustentável. Essa é a Universidade de Brasília, onde tem estabelecido um diálogo constante com a sociedade, contribuindo nas soluções dos problemas socioambientais, especialmente dentro do Cerrado.

Educação Ambiental

A educação ambiental numa visão transformadora exige um educador de novo tipo, por este motivo, oferecemos neste tópico, artigos, livros, videos, que possam contribuir na formação dos docentes e na constituição de projetos transversais e interdisciplinares, onde possam entrecruzar saberes, interesses, visões de mundo, técnicas e interpretações polissêmicas sobre a sociedade, as culturas e o Cerrado.

Agrobiodiversidade no Cerrado

Queremos destacar o resgate, a conservação, o manejo e o uso sustentável da agrobiodiversidade, bem como dos conhecimentos e práticas a ela associados.

Recuperação do Cerrado

O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações é direito constitucional e por isso a degradação ambiental decorrente dos impactos exercidos pela sociedade precisa ser revertida. Recuperar o Cerrado é promover a recuperação de serviços ecossistêmicos desse bioma, auxiliando o seu restabelecimento ao restituir padrões ecológicos o mais próximo possível do que eram originalmente. Para a recuperação do Cerrado podem ser utilizadas diversas técnicas como: sistemas agroflorestais, plantio direto, semeadura, técnicas de nucleação, plantio de mudas nativas diversificadas e consorciadas, entre outros.

 

Vem ai: A Expedição Cerradania

 

 

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: