Pedra do Bisnau: mistérios arqueológico no cerrado de Goiás

Um verdadeiro achado arqueológico e turístico às margens da BR-20, estrategicamente escondido no município de Formosa (GO), a 300 km de Goiânia e apenas 120 km de Brasília. O povoado de Bisnau é um pequeno e incrível destino para quem busca aventura e história. A região é formada por cachoeiras, montanhas, cerrado de mata aberta e fechada, além de um incrível sítio arqueológico. Ponto de encontro de praticantes de esporte de aventura, ambientalistas, o local, apesar de incrível, ainda carece de orientação turística e quem quiser se aventurar pela riqueza de detalhes, precisa pedir ajuda aos nativos.

pedra do bisnau

Bisnau é um povoado, muito espalhado, situado junto à BR-020, a cerca de 42 km de Formosa, Goiás, no sentido da Bahia. Esse nome advém da denominação do pequeno rio que corre nas redondezas. O local do sítio acha-se distante alguns quilômetros da margem direita da rodovia federal (sentido Bahia), nos terrenos de uma fazenda. A região conta com indescritíveis figuras em suas formações rochosas – são mais de 29 sítios nas imediações. Neles encontram-se sinais gráficos em pedras que vão desde escavações rupestres de baixo-relevo a pinturas monocrômicas. O local esconde grandes segredos dos nossos antepassados, garantem os guias. Essas inscrições lembram certas pinturas rupestres encontradas em outras paragens de Goiás, assim como no norte de Minas.

Destaque para os misteriosos petroglifos (gravações em pedras) da Pedra do Bisnau, um sítio arqueológico, localizado na Fazenda Taquari, pouco depois do povoado do Bezerra , formado por um espaço natural de 2.600 m2 de petroglifos – misteriosas formações geológicas com datação estimada entre 4,5 e 11 mil anos.

A pedra causa fascínio entre estudantes, cientistas e pessoas curiosas sobre o significado das inscrições, cujas interpretações variam desde orientações astronômicas até sinais de possíveis contatos com extraterrestres.

Os desenhos trazem várias figuras em baixo-relevo concentradas em uma única grande pedra. Infelizmente as figuras estão completamente expostas à intempérie do tempo e já foram depredadas por pessoas com giz ou tinta. Apesar de estar cadastrada no Iphan, a região não conta com nenhum tipo de vigilância e a preservação vai da consciência de cada visitante.

Além do passeio (pré) histórico, o visitante pode aproveitar o clima geralmente quente e seco para tomar um banho de cachoeira. Bem perto do sítio arqueológico, a Cachoeira do Bisnau – também conhecida como Cachoeira da Capetinga – é um convite irrecusável. Para chegar até ela, é preciso caminhar cerca de 500 metros com acesso relativamente difícil entre pedras. Apesar da infraestrutura precária, a visão e o contato com a natureza exuberante do local valem cada gota de suor.

Como chegar: Localizado a cerca de 300 km de Goiânia e 120 km de Brasília – cerca de hora e meia de carro, e 40 km de Formosa, o acesso se dá pela BR-020 até o Bezerra, e de lá por estrada de terra até o Sítio Arqueológico. De Brasília a Formosa, a BR-020 é duplicada.

http://www.curtamais.com.br/goiania/pedra-do-bisnau-um-achado-milenar-de-misterios-entre-cachoeiras-e-sitio-arqueologico-em-goias?=wz

Vem ai: A Expedição Cerradania

 

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: