Turismo do cerrado no Cantão de Tocantins

O parque estadual do Cantão tem várias anuências que vai emocionando as pessoas a cada momento que vai passando, então o parque estadual do Cantão é maravilhoso um privilégio para desfrutar do seu encantamento, pois lá tem tudo que a pessoa pode pensar que o paraíso pode ter.

A riqueza da fauna e da flora supera a desigualdade social, um passeio de barco pelo Cantão, a brisa quente, a atenção das iguanas e jacarés, as revoadas no final de tarde, nada disso tem preço.

Esse cenário único no interior do Brasil atrai visitantes de todo o país, pessoas apaixonadas pela virgindade da natureza ou interessadas em viver uma aventura de pescador, no rio Araguaia que é muito famoso.

Cigana
Cigana ( Opisthocomus hoazin)

O parque estadual do Cantão tem também como morador uma das aves mais estranhas e peculiares de todo o mundo, a cigana.

Outro animal característico da região, o cervo do pantanal também chamado de sussuapara, é o maior veado da América do sul, a principal diferença entre o do parque estadual do Cantão e outros cervídeos brasileiros é a galhada de quatro pontas, que pode chegar a meio metro.

Cervo-do-Pantanal-em-Extincao

Cervo do Pantanal (Blastocerus dichotomus)

Turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora. Quem procura essas modalidades não pode deixar de conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do País. O Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais.

A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares, por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Amazônica e o Cerrado.

A fauna é caracterizada por animais típicos do cerrado e da floresta Amazônica, podendo se encontrar jacarés, veados, botos, entre outros. A imensa variedade de espécies de aves – mais de 500 – torna o Cantão um verdadeiro paraíso para os adeptos ao ecoturismo de observação. Isso, aliado às inúmeras espécies de peixes, às praias e lagos que compõem o cenário, atrai turistas e pesquisadores.

A região integra ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal, o Parque Estadual do Cantão, o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia, formado pelas etnias Karajá e Javaés.

As altas temperaturas registradas durante todo o ano, aliadas às características do relevo e hidrografia, também são fatores que favorecem atividades de turismo de aventura e de ecoturismo, além daquelas relacionadas à contemplação da paisagem.

Entre os atrativos, quem visita a região tem a oportunidade de desfrutar de rios, praias, trilhas e igapós. As praias, formadas ao longo do Rio Araguaia, atraem milhares de turistas a cada ano, no período de estiagem, em especial no mês de julho, alta temporada. Os destinos mais procurados nesta modalidade são os municípios de Araguacema e Caseara.

Mas é durante o período de cheias que o rio apresenta maior diversidade de espécies de peixes e pássaros exóticos, além de outros animais da fauna brasileira, propiciando  atividades voltadas à pesca amadora e observação.

Na divisa com o estado do Pará, o Araguaia encontra-se com os rios do Coco e Javaés, formando uma espécie de delta e em toda a região do Parque Estadual do Cantão encontram-se lagos, canais e ilhas. Entre os roteiros mais frequentes estão  as trilhas dos grandes lagos Três Pernas, Benta, Cabana e Cega-Machado. Os aventureiros, praticantes do Arvorismo, também vão se encontrar no Cantão, lugar tão vasto em extensão quanto em opções de diversão e encantamento.

 

Vem ai: A Expedição Cerradania

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: