Macacos no cerrado

One in three primates that populate the planet runs the risk of being extinct in a few decades. Found in the cerrado The monkey Bugio (Alouatta Fusca) is among the largest primates in the Americas.

Um em cada três primatas que povoam o planeta corre o risco de ser extinto em poucas décadas. Encontrados No cerrado o bugio (Alouatta Fusca) está entre entre os maiores primatas das Américas.

bugio

Bugio (Alouatta Fusca).                             Foto: Germano Woehl Junior

As mudanças ambientais promovidas pela ação do homem, nas últimas décadas, afetaram a distribuição de habitats e formações vegetais, resultando em fragmentação. Neste contexto, o desconhecimento da maioria das relações ecológicas entre frutos e frugívoros, principalmente em termos da utilização de espécies vegetais de importância para guilda de frugívoros, proporciona um quadro preocupante sob a óptica conservacionista, principalmente, quando se analisa a situação atual das florestas tropicais, onde a comunidade conservacionista internacional tem centralizado sua atenção nas últimas décadas, principalmente, sobre a má conservação desses biomas.

No Cerrado do Centro-Oeste as populações de Cebus (Sapajus) cay e Alouatta caraya que habitam áreas de Matas de Galeria e ambientes de Cerrado, algumas delas dentro do meio urbano, permanecem ainda pouco estudadas. As informações acerca da ecologia e do comportamento dos primatas do Cerrado, obtidas até o momento, são relativamente recentes. No entanto, apesar destes estudos serem escassos e bastantes recentes, são extremamente importantes, pois começam a revelar um panorama sobre a situação atual destes animais.
Levando em consideração o contexto da fragmentação de habitat e a existência de vários fragmentos de cerrado, de diversos tamanhos, esse projeto visa realizar o estudo detalhado da ecologia e do comportamento de duas espécies de primatas [Alouatta caraya e Cebus (Sapajus) cay] e sua relação com a qualidade e o tamanho do fragmento utilizado, na cidade de Dois Irmãos do Buriti -MS, e principalmente qual a relação do conteúdo nutricional da composição da dieta e sua influência nos comportamentos dessas espécies. Desta forma, espera-se obter subsídios para o desenvolvimento de estratégias conservacionistas e de manejo dessas espécies e dos últimos fragmentos de Cerrado no Centro-Oeste do Brasil.
O entendimento sobre o papel ecológico desses primatas e, principalmente, sobre quais seriam os custos para a sobrevivência dessas espécies no contexto da fragmentação de habitat, permanecem como uma grande incógnita. Uma vez que, até o momento, não temos informações relevantes sobre as populações de Cebus (Sapajus) cay e Alouatta caraya que habitam áreas de Matas de Galeria e ambientes de Cerrado, o conhecimento de suas características ecológicas, principalmente em termos dos fragmentos florestais remanescentes, torna-se especialmente importante para o planejamento de estratégias de conservação e manejo, não somente das espécies em si como também dos ecossistemas que habitam.
Informações sobre variáveis como a densidade populacional, tamanho da área de vida e dieta serão de grande importância para a formulação de programas eficazes de conservação, uma vez que podem delimitar as necessidades básicas de sobrevivência das espécies. Os estudos que abordarem relações ecológicas intra e interespecíficas estarão fornecendo subsídios para o entendimento da estrutura e do funcionamento dessas comunidades. Desta forma, o estudo de Cebus (Sapajus) cay e Alouatta caraya membros da guilda de frugívoros arborícolas dos biomas Cerrado e Pantanal, torna-se especialmente importante frente à devastação dos ecossistemas que habitam nesses biomas e, da necessidade urgente de serem formuladas estratégias eficazes de conservação e manejo para as espécies de primatas no cerrado.

Na condição de espécies-bandeira, os primatas são fundamentais para a saúde dos ecossistemas onde vivem. Ao dispersarem sementes de frutas e outros alimentos por eles consumidos, atuam na reprodução de uma série de plantas e animais que compõem as florestas. O declínio dos primatas está diretamente ligado à crise de extinção global.

Encontrados no cerrado o bugio está entre entre os maiores primatas das Américas,  É um primata do gênero Alouatta. O animal pesa em média 9 kg, sua cauda chega a medir 80 cm e seu corpo chega a 70 cm de comprimento. Possui uma vasta barba e por isso também é conhecido como “macaco barbado”. Existem 8 espécies desse animal desde o México até a Argentina. Seu habitat pode variar de florestas úmidas a cerrados e caatingas. Vive principalmente nas árovres a 10 ou 20 mts de altura onde se equilibra com auxílio de sua grande cauda. A espécie que habita o Brasil é conhecida como Alouatta Fusca, cujo macho possui uma coloração marron avermelhada na parte superior, marron dourada nas costas e barba vermelha ou negra. As fêmeas, normalmente são mais pálidas, podendo variar de amarelo claro a marron escuro.
Os bugios andam em bandos de até 15 macacos, sem distinção de sexo ou idade e seus hábitos são diurnos. Alimentam-se de folhas, frutos, brotos, flores, caules e trepadeiras. A gestação dura de 185 a 195 dias, nascendo 1 filhote a cada vez, que pesa mais ou menos 130 g. A fêmea carrega o filhote até 20 meses, quando ele é desmamado e integrado ao grupo para sair em busca de alimento.

Baseado no artigo de José Rímoli – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Vem ai: A Expedição Cerradania

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: