11 de setembro, salve o cerrado

Save the cerrado biome.                                                                                           The cerrado biome is the richest savannah on the planet.
Home to more than 20 million Brazilians, the Cerrado has suffered the consequences of agribusiness expansion.
The Cerrado must be recognized as an integrated patrimony of life.

O cerrado é a savana mais rica do planeta quando analisada do aspecto de diversidade biológica. É analisada do aspecto de diversidade biológica. É um sistema natural em 13 estados brasileiros,  com sua maior porção no Planalto Central do país, com sua maior porção no Planalto Central do país, apresentando integrado a vários outros biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

por do sol foto MP 1

Pôr do sol no cerrado – sunset in the cerrado. (Foto de Marcus Paredes – Ecólogo)

Em uma análise reducionista do agronegócio o destaque é que o cerrado é apenas um conjunto de plantas retorcidas sem valor comercial, uma analise mais completa considerando da fauna, em especial de espécies  ameaçadas como a onça pintada e o lobo-guará ,ameaçadas como a onça pintada e o lobo-guará, considerando ainda a estrutura morfológica de vegetação que tem a maior parte de sua biomassa abaixo do solo contribuindo para o sequestro e estocagem de carbono atmosférico, ainda o fato de que cerca de três milhões de hectares por ano são são substituídos por atividades agrosilvipastoris. Intensificado na área considerada pelo agronegócio como avança a destruição do Matopiba. ( Maranhão-Tocantins- Piaui e Bahia).

Em 11 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. Segundo maior bioma brasileiro, localizado entre o Planalto Central,o cerrado chama atenção pela sua diversidade – a estimativa é de que abrigue cerca 10 mil espécies vegetais, mais de 800 espécies de aves e 160 de mamíferos – 5% de toda a biodiversidade mundial. Importante reservatório hídrico, o bioma contém três das principais bacias hidrográficas sul-americanas – a do Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata.

Lar de pelo por mais de 20 milhões de brasileiros, o Cerrado tem sofrido as conseqüências da expansão do agronegócio. Atualmente, as estimativas são de que o bioma tenha uma área de aproximadamente 800 mil km² – quase a metade do que ocupava originalmente. Em 2010, a estiagem e os ventos contribuíram para o aumento das queimadas e da destruição do cerrado brasileiro.

O processo territorial do Cerrado vai além dos sentidos difundidos por meio de discursos e imagens nada neutros, que integram diversos setores, tais como as econômicas, ideológicas, políticas, de poder, midiáticas, jornalísticas . Temos urgência em considerar que o Cerrado envolve situações de vida, de produção de água – vida do nosso planeta – interligados ao seu verdadeiro valor da biodiversidade que o compõe. O Cerrado precisa ser reconhecido como um patrimônio integrado de vida em que participam as classes de vegetação, as bacias hidrográficas, o relevo, o solo, o seu espaço, a sua cultura, os seus símbolos, a sua gente, a sua arte, os diferentes modos de vida dos povos cerratenses que aqui se constituiu.

O Cerrado é considerado um hotspot, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação.

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia – Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: