Mucuíba, árvore do cerrado do Piaui

The Mucuiba tree has great medicinal power, common tree in the Brazilian cerrado that can reach up to six meters of height. According to popular culture Mucuíba has anti-inflammatory properties.

Of the knowledge of Cerratenses for the scientific technical verification.

Dos saberes dos cerratenses para a comprovação técnica cientifica.

A mata fechada dos cerrados guarda segredos que apenas os povos tradicionais (cerratenses) sabem desvendar. A Mucuiba tem grande  poder medicinal, árvore comum no cerrado brasileiro que pode alcançar até seis metros de altura. Segundo a cultura popular  a Mucuíba tem propriedades anti-inflamatórias.

Ajuda no tratamento da gastrite, câncer, inflamação e até dor de dente. Com a casca, a dona de casa faz um chá com as lascas do caule da árvore.

Para fazer o xarope,  a casca deve ser lavada e, em seguida, esmagada com um pilão. Depois, o material é colocado de molho e deixado por 24 horas até ser coado. O líquido é armazenado em garrafas de vidro. O líquido é deixado três dias em descanso.

“Esse ponto é o principal, onde o líquido fica descansando. O processo não pode ter erros. Um copo do liquido pela manhã serve para aliviar dores renais, má digestão e inflamação”, revelação e costumes dos tradicionais do cerrado do Piaui.

mucuiba

Mucuiba ( Virola sebifera )

Para consolidar as informações há estudos que comprovam a eficiência da Mucuíba

A Virola sebifera é uma planta nativa do cerrado conhecida popularmente como ucuúba-do-cerrado ou mucuíba, pertencente à família Myristicaceae possui ampla distribuição em regiões tropicais. (Rodrigues, 1982). Estudo sobre atividade antimicrobiana de extratos de plantas tem sido relatados em vários países que possuem flora diversificada e pouco ou nada se conhece sobre a ação antimicrobiana de espécies desse gênero (Ahmad & Beg 2001), é esperado descobrir alternativas para desenvolver novos antibióticos. Partindo dessa premissa foi desenvolvido este trabalho, com objetivo de avaliar e comparar a ação antimicrobiana do óleo, seiva e frações da Virola sebífera utilizando as seguintes cepas de microorganismos: S.aureus, P. aeruginosa e E. faecalis.

sementes de ucuuba

Sementes de Ucuuba

Foi observado no teste de difusão em poços que a ação antimicrobiana da seiva foi significativa (p <0,0204) contra P.aeruginosa quando comparado com o óleo. O crescimento das demais cepas utilizadas não foram inibidas pela seiva e óleo testados pelo mesmo método. Já no teste de difusão em disco utilizando o óleo e a seiva não apresentou atividade antimicrobiana relevante.
No método de difusão teve eficácia na ação antimicrobiana das frações da seiva, que se deve ao isolamento de compostos obtidos da semi-purificação da seiva bruta, ou seja, a semi-purificação com clorofórmio isolou compostos que inibem o crescimento de E.faecalis, e o mesmo acontece com a semi-purificação com Acetato de Etila que inibe o crescimento de P. aeruginosa.

Considerando os resultados obtidos, a seiva de mucuíba teve ação antimicrobiana no método de difusão em poços. Portanto, dentre os produtos avaliados oriundos da espécie Virola sebifera, a seiva se destacou com ótima atividade antimicrobiana contra as espécies de Enteroccus faecalis e Pseudomonas aeruginosa, sendo promissor para futuros testes in vivo o qual pode comprovar sua eficácia contra infecções em ensaios experimentais.

 FonteSBPC NET

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: