O cerrado tem cajuzinho

The cajuzinho-do-cerrado, cajuí or cashew (Anacardium húmile and Anacardium nanum) of the Anacardiaceae family, is a typical fruit of dirty field and closed sensu strito. Tortuous and typical arvoreta of cerrado.

O cajuzinho-do-cerrado, caju-do-cerrado, cajuí ou cajueiro-do-campo, Anacardium húmile e Anacardium nanum  da família das Anacardiaceae, é um fruto típico de campo sujo e de cerrado “sensu strito“. Arvoreta tortuosa e típica de cerrado.

O pseudofruto é conhecido possui cores que variam entre amarelo e vermelho. É pequeno, de sabor ácido e suculento. Pode ser consumido ao natural ou em sucos, bebidas, doces. Porém, seu fruto verdadeiro é a castanha. O óleo da castanha contém cardol e ácido anacárdico. É utilizado para fins medicinais, em virtude de sua ação antisséptica e cicatrizante. Carregam uma grande quantidade de líquidos que saciam a sede com eficiência devido a sua característica isotônica. Apesar da grande quantidade de cajueiros no campo, sua produção é limitada e se restringe às coletas manuais com objetivos pouco comerciais, destinadas a subsistência, degustação e lazer, colher cajuzinho no campo é uma atividade prazerosa.

cajuzinho do cerrado

Do fruto do caju-do-cerrado, além de consumi-lo ao natural, faz-se doces, sucos, geléias, sorvetes, licores etc. Existem diversos modos de se conservar o cajuzinho, o mais comum é sob forma de compotas ou passa. Utiliza-se também para a alimentação humana a castanha do caju torrada, que é o fruto verdadeiro, já que a polpa comestível é pseudofruto. O caju é rico em vitamina C, e seu suco, pelo alto teor de sica, é adstringente e causa a prisão de ventre.

A planta floresce entre os meses de setembro e outubro, dando frutos em novembro. Alguns animais se alimentam do cajuí, como é o caso da raposa do campo. O animal ajuda, dessa forma, a dispersar as sementes.

IMG-20171003-WA0003 (3)

variedades de Cajui do Parque Ecológico Dom Bosco -Brasilia -DF – Cerrado – Brasil

O uso medicinal popular do cajuí abrange praticamente toda as partes da planta. O chá da raiz é purgativo; mas também é usado para tratar diabetes e reumatismo quando macerado em vinho. A casca é estimulante e usada também como gargarejo para inflamação da garganta. As folhas e a casca são empregadas no combate à diarréia e como expectorante. Como tintorial, a casca fornece tinta e ainda é usada em curtumes devido à grande quantidade de tanino.

O pseudofruto tem a mesma utilização do cajueiro, sendo empregado na confecção de sucos, sorvetes, geléias, doces ou podendo ser consumido ao natural. Apresenta bons teores de vitamina C. A castanha produz óleo cáustico e após torrada fornece amêndoa comestível, muito saborosa.

As folhas segregam líquido viscoso e perfumado. Com a fermentação da polpa, obtém-se uma espécie de vinho ou aguardente, muito apreciado na região.

A propagação é feita por sementes e raízes germiníferas, e a viabilidade da semente diminui em cerca de um mês. Cada quilograma contém cerca de 770 sementes.

Cerradania: alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses

 

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: