Cerratinga que encanta no Piaui

Located in the state of Piauí, National Park of the Seven Cities, the former territory of the Tabajaras Indians awakens the imagination of visitors and spend hours playing to find shapes on the rocks of the region. These curious rock formations are approximately 190 million years old. And they are inserted in the biomes of the cerrado and the caatinga (cerratinga)

Cerratinga ( cerrado e caatinga) que encanta no Piaui no Parque Nacional de Sete Cidades.

parque sete cidades

A “biblioteca” Parque Nacional das Setes Cidades – Piaui

Localizado no estado do Piauí, o antigo território dos índios tabajaras desperta a imaginação de todos que o visitam e passam horas brincando de encontrar formas nas rochas da região. Essas curiosas formações rochosas, monumentos com aproximadamente 190 milhões de anos, foram divididas em sete conjuntos nomeados de “Sete Cidades”.

O Parque nacional de Sete Cidades possui uma área de 6221 hectares e foi criado em 1961. Esta área protege um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, além de monumentos geológicos e diversas nascentes que brotam no Piauí semiárido.

Fauna

Nota-se no Parque a presença da onça-parda, vários gatos-do-mato, cachorro-do-mato, veado-mateiro, tucano, falcão tropical e paca, com destaque para uma espécie que marca fortemente sua presença, o Mocó, roedor habitante das tocas existentes nas rochas areníticas dos monumentos geológicos do local.

O Currupião e o xexéu são aves que chamam atenção pela sua beleza. Apesar de tanta riqueza na fauna e na flora, é preciso cuidado quando estiver nas formações rochosas pois, apesar de encontrar o curioso camaleão, é nesses locais também que se localizam as serpentes peçonhentas, jararaca e cascavel.

Flora

A vegetação característica é de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espécies como o murici, o pau-terra, as palmeiras, o buriti, a carnaúba e o tucum.

A flora do Parque Nacional de Sete Cidades possui numerosas plantas importantes para a alimentação da fauna local. Algumas são indispensáveis para a existência e permanência de certos animais no Parque, tais como a mangabeira, a guabiroba, o piquizeiro e o bacurizeiro. Do ponto de vista florístico ocorrem, entre muitas outras, as juremas e o xique-xique. Perto de algumas cachoeiras podem ser encontrados exemplares do pau-d’arco.

parque sete cidades 1

Monumentos do Parque Nacional das Setes Cidades – Piaui

Clima

O clima quente semiárido da região contra com seis meses de seca. A temperatura média anual fica em torno de 25 °C, com máxima e mínima absoluta em torno de 39 e 12 ºC, respectivamente. A pluviosidade fica entre 1000 e 1250 mm anuais.

Acesso

A melhor opção para quem vai a “Sete Cidades” é ultilizar a cidade de Piripiri como apoio. O acesso é feito pela BR 343, partindo de Teresina até Piripiri. Do centro da cidade até a entrada do parque são 26 km de asfalto pela rodovia BR 222.

Visitação

O parque abre diariamente das 8h às 17h. A entrada é gratuita. A taxa de guia varia de R$ 20,00 a R$ 50,00.

A melhor época para visitar o Parque é entre dezembro e junho, quando as cachoeiras estão mais cheias e o clima mais ameno.

O parque possui área para camping, alojamento, lanchonete e restaurante. E seus atrativos principais são bem sinalizados com placas explicativas.

Publicado no http://www.caravanadaaventura.com.br

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: