Fogo devasta o cerrado da Chapada dos Veadeiros

Fire devastates the cerrado of the Chapada dos Veadeiros National Park.

The park is a natural sanctuary. It houses more than 10 thousand types of plants. One thousand five hundred species of animals that live there are trapped by the fires. “In the park live wolves guarás, jaguars, deer and many others.

incendio na chapada

O incêndio iniciado há uma semana , terça-feira (17/10) e já atingiu mais de 20% da área do parque, entre campos, veredas, cerrados e florestas.

Depois mil hectares queimados, surgem novos focos de incêndios criminosos na região. de mais de 65

O parque é um santuário natural. Abriga mais de 10 mil tipos de plantas. Mil e quinhentas espécies de animais que vivem lá estão acuadas pelas queimadas. “No parque vivem lobos guarás, onças pintadas, veados, entre outros, certamente há uma mortandade grande de animais”, disse o chefe do parque, Fernando Tatagiba.

Duas cidades, Alto Paraíso e Cavalcante, no entorno da reserva, decretaram situação de emergência. O parque, que recebe 65 mil turistas por ano, está com a visitação suspensa. A visibilidade nas rodovias está prejudicada. O trabalho para tentar conter a devastação também é feito à noite.

“Todo mundo está preocupado com o dano, com o impacto negativo que esse incêndio pode causar, por isso que todo mundo está aqui, que nós trabalhamos 24 horas incessantemente”, disse o coordenador de combate a incêndios da ICMbio, Christian Berlinck.

 

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbrio) a operação de combate conta com mais de 110 brigadistas e bombeiros.

 

O Parque Nacional Chapada dos Veadeiros possuem inúmeras nascentes que abastecem rios brasileiros em um momento de crise hídrica em Brasília e outros pontos do país. “Nós estamos falando de um dos parques mais importantes do bioma Cerrado, responsável por 70% das águas que abastecem as bacias do Paraná, de Tocantins e do São Francisco.

 

No combate ao fogo

Moradores de Alto Paraíso e entidades de defesa ambiental criaram a Rede Contra Fogo. Os voluntários montaram um site em uma plataforma de financiamento coletivo para arrecadar fundos destinados à preparação de lanches, ao transporte de voluntários, à logística de equipamentos e a operações de combate ao fogo. Para saber mais, acesse: catarse.me/redecontrafogoveadeiros

 

 

No resgate a animais

Voluntários do DF e da Chapada dos Veadeiros se reuniram para arrecadar materiais hospitalares para os cuidados com animais afetados pelo fogo. O grupo aceita medicamentos, soro, gazes, luvas, gaiolas, além de alimentos para voluntários e equipamentos de combate a incêndio. As doações serão recebidas hoje, na portaria do Zoológico de Brasília, das 8h às 17h. Mais informações: 9 8271-7029 (Fernanda) e 9 8366-6997 (Ingrid).

 

Enquanto isso, a Prefeitura de Alto Paraiso, principal município na área do parque, extinguiu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Existe uma campanha na rede social para a contribuição voluntária da sociedade, acesse: Catarse.me/redecontrafogoveadeiros

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: