Fragmentos do cerrado na capital paulistana

In the capital of São Paulo, the small fragments of the original part of the Piratininga Field remain: Cerro Campo-Cerrado Ecological Park Dr. Alfred Usteri and Ecological Reserve of the University of São Paulo.

Em plena capital paulistana, São Paulo, resta do cerrado pequenos fragmentos do original do Campo de Piratininga: Parque Ecológico Municipal de Campo-Cerrado Dr. Alfred Usteri e Reserva Ecológica da Universidade de São Paulo

Parque Ecológico Municipal de Campo-Cerrado Dr. Alfred Usteri. Área – 13.090m² Decretado parque ecológico em 18 de junho de 2010.

parque-de-campos-cerrados-alfred-usteri

A área do Jaguaré foi descoberta no trabalho de prospecção do “Árvores de São Paulo” pela cidade inesperadamente em meados de 2009, quando foi detectado no local a presença de espécies típicas do cerrado e campos cerrados descritas por esses pesquisadores do começo do século passado e em outros antigos trabalhos sobre a vegetação dos arredores de  São Paulo.

O terreno no Jaguaré que ainda conserva essa mancha de “cerradinho” está espremido entre um hipermercado e um grande condomínio residencial e conserva muitas raridades como duas espécies diferentes de juqueri (Mimosa sp.), língua-de-tucano (Eryngium paniculatum), tarumã-do-cerrado (Vitex polygama), barba-de-bode (Andropogon leucostachyus) e orelha-de-onça-do-cerrado (Leandra sp.).

Para o Parque de Campo Cerrado Alfred Usteri conseguir preservar a vegetação original e manejar as ameaças, A Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) interviu, de forma a se obter um protocolo de manutenção e sustentabilidade da fitofisionomia.

Reserva Ecológica da Universidade de São Paulo  – Campus da Capital (CUASO) – localizada entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e Instituto de Biociências (IB).

Área – cerca de 1 hectare – 10.000 m². Decretada reserva ecológica em 05 de junho de 2012.

campos-cerrados-nova-reserva-da-usp-foto-de-ricardo-cardim-direitos-reservados

Reserva Ecológica da Universidade de São Paulo  – Campus da Capital

A área de campos cerrados em volta da caixa de água do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB USP) foi pleiteada como reserva dos antigos “Campos do Butantã”  desde 2010 para a direção da USP, e teve o apoio de professores do Depto. de Botânica.

Esse remanescente, situado na parte mais alta da Cidade Universitária, tem uma bela vista para a metrópole e conserva relíquias da biodiversidade paulistana, sendo algumas só encontradas ali dentro do Município, embora no passado tenham recoberto grande parte do terreno original da cidade. Exemplos são o murici-do-campo (Bysonima intermedia), ipê-amarelo-do-cerrado (Handroanthus ochraceae), gabiroba (Campomanesia sp.) e diferentes espécies de EryngiumO vandalismo, a invasão de plantas estrangeiras e o sobreamento de árvores estranhas estão fazendo essa vegetação desaparecer.

Na área foi identificado a rara população de murici-do-campo no local, um arbusto típico do cerrado e praticamente extinto.

Trecho do raro Cerrado tipo “Campos de Piratininga” que margeiam o terreno da nascente. Paisagem secular. Araçá-do-campo (Psidium guineense), arbusto frutífero que nomeou o caminho e depois cemitério do Araçá. O capim, uma espécie que quase desapareceu da metrópole (Andropogon leucostachyus).

Ainda que são poucos e pequenos fragmentos é preciso preservar, pelo meio ambiente e pela história local.

Anúncios

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Conservation news & stories

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: