Cerrado no Maranhão é o maior bioma

The biome is the set of interactions of ecosystems characteristic of a biogeographic zone (climate, soil, vegetation, fauna and others).
Brazil presents six types of biomes: Amazon, Cerrado, Atlantic Forest, Caatinga, Pampas and Pantanal. And in the state of Maranhão the cerrado predominates.

A Constituição Federal, no seu artigo 225, afirma que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida”, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Um ambiente ecologicamente equilibrado que é essencial para à sadia qualidade de vida está intimamente ligado aos Biomas que são o tema da Campanha da Fraternidade 2017. O bioma é o conjunto de interações de ecossistemas característicos de uma zona biogeográfica (clima, solo, vegetação, fauna e outros), que devem estar em perfeita preservação e proteção. O Brasil, no geral, apresenta seis tipos de biomas: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal. Cada Estado possui também seus biomas característicos, no Maranhão, terra das palmeiras, os principais são:

Floresta Amazônica ou Equatorial: Localizada no noroeste do Estado, possui grande pluviosidade e diversificada fauna.  Nesse bioma, está localizada a Reserva Biológica do Gurupi, abrigando milhares de espécies vegetais e grande biodiversidade, também estão localizadas áreas indígenas como Awá, Urubu-Capó e outros. Mesmo sendo uma área ambientalmente protegida, infelizmente ocorrem muitos impactos como queimadas e desmatamentos, colocando em risco o importante bioma.

Manguezal: O Maranhão possui a maior área de manguezal do país, sendo considerado berçário de diversas espécies aquáticas e também aves. Concentrada na parte Noroeste do Estado, onde há uma grande quantidade de rios desembocando no mar, formando estuários e sendo conhecida como Floresta dos Guarás.

Na Ilha do Maranhão, o Manguezal é bastante devastado devido à ocupação imobiliária, que produz além dos impactos de contaminação por esgotos, a diminuição de várias espécies de crustáceos como caranguejos e outros.

Restinga: Vegetação rasteira encontrada predominantemente na parte ocidental, nordeste, do Estado. Por ficar na praia, é resistente ao excesso de sal e a ventos constantes. A vegetação nessa paisagem tem porte arbustivo-arbóreo e pode ser destacada a maior concentração desde bioma no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que devido ao intenso fluxo turístico deve também ser utilizado com cuidado para não provocar sérios impactos.

Campos (Baixada Maranhense): Possui uma área de 20 mil quilômetros quadrados, nos baixos cursos dos rios Mearim e Pindaré, e médios e baixos cursos dos rios Pericumã e Aurá.  É uma área de Proteção Ambiental criada pelo governo do Estado, em 1991, devido à sua importância ecológica e econômica. Possui campos inundados, matas de galeria, uma rica fauna e flora, com destaque para aves aquáticas (migratórias) e animais ameaçados de extinção como o peixe-boi marinho.
Também é conhecida como Pantanal Maranhense.

Cerrado: O Cerrado, representa mais da metade de todos os biomas existentes no Estado (60% do Maranhão). No cerrado maranhense, tem destaque o Parque Nacional da Chapada das Mesas, que possui vegetação semelhante, com relevo diferenciado e quedas de água. É um dos biomas que atualmente sofre grande risco devido ao agronegócio principalmente da soja.

cerrado maranhese

Cerrado maranhense – terra das palmeiras

Mata de Transição (Mata dos Cocais): Corresponde a uma área de transição, envolvendo o chamado meio-norte com os estados do Maranhão (babaçu) e Piauí (carnaúba) é possível identificar climas totalmente diferentes, como equatorial superúmido e semiárido. Possui grande importância social e econômica devido à atividade das quebradeiras de coco, que enfrentam violência dos donos de terras.

Reportagem de Ribamar Carvalho, geógrafo, me. em Saúde e Ambiente, consultor Ambiental do IMESC

 

Anúncios

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Conservation news & stories

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: