Caminhada dos umbuzeiros na Bahia

The Umbuzeiros Walk, is a 55km course that stretches from Uauá-Ba through villages and farms.
A route crossed by the historic paths of Uauá to Canudos, paths that were once traveled by the council members. To provide the experience and the debate of historical, cultural and environmental contents of the region from the immersion in the caatinga in the sertão of Bahia.
Registration for the fourth Umbuu Walk will be made via digital form and letter of intent. The deadline to apply for one of the 40 (disputed) vacancies ends on December 25 of this year!

A IV Expedição da Caminhada dos Umbuzeiros – de Uauá até Canudos Velho (BA), lança seu edital de chamamento. Com a temática: ” O vaza-Barris sedento no caminho das árvores que dão de beber.”, a jornada será realizada entre 02 e 04 de março de 2018, percorrendo 55 km em meio ao sol, terras e a caatinga do sertão baiano.

caminho uauáA Caminhada dos Umbuzeiros, constitui um percurso de 55km, que se estende desde Uauá-Ba atravessando os povoados e fazendas: São Bento, Faz. Maria Preta, Faz. Barra do Cágados, Faz. Cocobocó, Faz. Algodões, Faz. Barra da fortuna até o município de Canudos-Ba, onde se percorrem as fazendas: Coiqui, Caipã e o Povoado de Canudos Velho.  Percorreremos 55 km a pé no período de 2 a 4 de Março de 2018, no alto da safra do umbu e teremos a lua cheia como candeeiro, iluminando nosso caminhar.

IV Caminhada dos Umbuzeiros que percorrerá uma rota atravessada pelos caminhos históricos de Uauá a Canudos, caminhos que foram um dia percorridos pelos conselheiristas. Proporcionar a vivência e o debate de conteúdos históricos, culturais e ambientais da região a partir da imersão na caatinga no sertão baiano. caminho umbuzeirosBusca também ressaltar a relevância da cultura do umbu, da convivência com o semiárido e da preservação da fauna e flora nativa para a comunidade sertaneja; reverenciar guerreiros e guerreiras de Canudos que em Uauá barraram a primeira expedição dos militares no período de guerra; realçar as manifestações culturais populares genuinamente sertanejas de Uauá e Canudos; promover intercâmbio cultural com a comunidade que habita o trajeto da Caminhada dos Umbuzeiros; e inserir os habitantes do caminho na construção e realização de uma atividade que reconhece e valoriza a sua identidade e manifestações.

55 km a pé no período de 2 a 4 de Março de 2018, no alto da safra do umbu e teremos a lua cheia como candeeiro, iluminando nosso caminhar.

É no caminho que a poesia da vida se inscreve nas linhas do corpo e nas veredas da memória. Nele revisitamos e reverenciamos histórias de luta e resistência dxs conselheiristas e sertanejxs, e além disso, também a construímos e ressignificamos por meio da nossa vivência.
Nesta jornada as veredas de tantas vidas confluíram num mesmo caminho, nos embrenhamos nas áridas e férteis caatingas de tantas existências,
No caminho conseguimos ser di-versos, acolhendo os sotaques, os ritmos, as forças e passos em uma única prosa.
Um fato: a caminhada nunca está pronta e acabada. Reconhecemos as imperfeições e falhas, mas é isso, o caminho nos ensina, nos molda, surpreende, aperfeiçoa, e principalmente, não termina. Nós saímos da trilha, mas agora ela continua em nós, percorrendo nossas memórias, nossos olhares, nossos corpos e se faz viva e reverberando em cada serzinho que a sentiu. Neste quadro que se pinta mostra-se algumas reverberações das 3 primeiras expedições.

As inscrições para a quarta Caminhada dos Umbuzeiros serão realizadas via formulário digital e carta de intenções. O prazo para se candidatar para uma das 40 (disputadas) vagas termina no dia 25 de dezembro deste ano!

O resultado dos selecionados estará disponível até o dia 22 de janeiro de 2018!

Confira dos dados:

Blog do projeto: https://goo.gl/FJAXHz
Edital da Caminhada: https://goo.gl/zgu9Ty

Contatos: caminhadadosumbuzeiros@hotmail.com

telefones: (74) 9 9974-0311 / (74) 9 9968-4777

 

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Latest

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu do Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: