Tocantins com potencial no cerrado

The Cerrado of Tocantins is essentially rich in nature, it stands out for the strength of its biodiversity, vast territorial extension, privileged geographic position and vegetal heterogeneity. The fruits of the native species of the cerrado offer a high nutritional value, as well as attractive as color, flavor and aroma peculiar and intense, but are still little explored commercially.

O Cerrado tocantinense é essencialmente rico por natureza, destaca-se pela pujança de sua biodiversidade, vasta extensão territorial, posição geográfica privilegiada e heterogeneidade vegetal. Os frutos das espécies nativas do cerrado oferecem um elevado valor nutricional, além de atrativos como cor, sabor e aroma peculiares e intensos, mas ainda são pouco explorados comercialmente. A Seagro Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva o consumo e o processamento de frutos nativos do cerrado.

frutas

As possibilidades de aproveitamento dos frutos são várias. Os produtos têm grande aceitação popular e atualmente são comercializados em feiras. As espécies apresentam sabores com elevado teor de açúcar, proteínas, vitaminas e sais minerais. O aproveitamento pode ser em forma de sucos, licores, sorvetes, picolés, geléias, óleos, bolos, bombons, aperitivos. Das sementes são produzidas as biojóias. Existem mais de 58 espécies de frutas nativas conhecidas e consumidas pela população.

As vantagens protéicas dos frutos são inúmeras. Por exemplo, o araticum, o buriti, a cagaita e o pequi, apresentam vitaminas do complexo B, tais como as vitaminas B1, B2 e PP, equivalentes ou superiores aos encontrados em frutas como o abacate, a banana e a goiaba, tradicionalmente consideradas como boas fontes destas vitaminas. Entretanto, grande parte das frutas nativas em regiões típicas de clima tropical é, especialmente, rica em carotenóides. Os frutos de palmeiras, como o buriti, o tucumã, o dendê, a macaúba e a pupunha são fontes potenciais de carotenóides pró-vitamina A. O consumo de carotenóide ajuda no combate de vários tipos de câncer, funciona como antioxidante natural e protege as membranas celulares contra danos oxidativos.

Sustentabilidade

O aproveitamento destes frutos abre espaço para os produtores rurais no agronegócio. A meta da Seagro é buscar recursos que proporcionem geração de renda aliada à preservação da natureza. O incentivo à produção de frutos nativos no Estado permite a geração de renda para milhares de produtores rurais. O potencial econômico e social dos frutos do cerrado é mais uma oportunidade para o produtor tocantinense.

Incentivos

Uma outra alternativa é o plantio de árvores nativas para a recuperação das pastagens degradadas.  As principais espécies no Tocantins são: baru, pequi, babaçu, mangaba, cagaita, cupuaçu, buriti, araticum, jatobá-do-cerrado, jenipapo, macaúba, mutamba, murici, entre outras.

Anúncios

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Conservation news & stories

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: