Parque do Sumidouro

O parque está associado às pesquisas pioneiras, feitas na primeira metade do século XIX pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, descobridor do Homem de Lagoa Santa, dos primeiros habitantes do Brasil e da megafauna extinta. Local de grande relevância histórica devido aos achados encontrados pelo pesquisador e às evidências da coexistência do homem com a fauna extinta, fato que contribuiu para o surgimento do pensamento evolucionista por meio de citações de Charles Darwin.

parque sumidouro

O parque tem o relevo marcado pela presença de rochas carbonáticas, surgências, sumidouros e cavernas ricas em espeleotemas.

O clima é tropical úmido, ensolarado e estável, com verões chuvosos e invernos secos.

O PESU possui uma fauna cavernícola que inclui numerosas colônias de morcegos.

A flora é formada por espécies como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, aroeirinha, jatobá do campo, gabiroba, manjoba, mutamba, faveiro dentre outros.

Locais interessantes: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Escalada,Circuito Lapinha, Trilha Travessia, Trilha Sumidouro,Casa Fernão Dias, Lagoa do Sumidouro, Centro de Difusão do Conhecimento Científico-Tecnológico

Existem duas maneiras diferentes de se chegar ao Parque Estadual do Sumidouro, pela Lapinha (Lagoa Santa) – portaria do Museu Peter Lund/Gruta da Lapinha – ou pela Quinta do Sumidouro (Pedro Leopoldo) – portaria Casa Fernão Dias, que distam 6km uma da outra. No caso do transporte público, é importante escolher as linhas de ônibus corretamente para se chegar pela entrada certa. Tudo isso dependerá do interesse do próprio turista, que escolherá entre as várias atrações que o Parque oferece.

Para chegar, saindo de Belo Horizonte de carro, seguir pela MG 10 sentido Lagoa Santa, caminho para a Serra do Cipó. No bairro Campinho, em Lagoa Santa, entrar à esquerda sentido Lapinha, após o Km 44, e seguir as placas indicativas das duas entradas do Parque. Deste ponto são 6 km até a recepção do Museu Peter Lund/Gruta da Lapinha. Caso siga por aproximadamente mais 6 km, chega-se até a recepção Casa Fernão Dias. Todo o trajeto é sinalizado.

gruta do sumidouro

Gruta do sumidouro

As entradas de acesso distam seis quilômetros uma da outra. No caso do uso de transporte público, é importante escolher corretamente as linhas de ônibus coletivo para se chegar pela entrada certa:

Para chegar por transporte público, são poucas as linhas de ônibus que ligam a Quinta do Sumidouro e a Lapinha, portanto, fique atento para evitar imprevistos. Veja abaixo a tabela que direciona o turista para onde ir para realizar as atividades desejadas:

– Museu Peter Lund / Gruta da Lapinha: Pegar o ônibus em direção à Lapinha, parar na Gruta da Lapinha

– Circuito Lapinha: Pegar o ônibus em direção à Lapinha, parar na Gruta da Lapinha

– Trilha Travessia: Pegar o ônibus em direção à Lapinha, parar na Gruta da Lapinha

– Escalada: Pegar o ônibus em direção à Lapinha, parar na Gruta da Lapinha

– Visitação à Casa Fernão Dias: Pegar o ônibus em direção à Quinta do Sumidouro e parar na Casa Fernão Dias

– Trilha Sumidouro: Pegar o ônibus em direção à Quinta do Sumidouro e parar na Casa Fernão Dias.

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.