Estação Ecológica de Sagarana

The State Ecological Station of Sagarana is a Conservation Unit of integral protection created in 2003, with an area of 2,340.12 ha. It is located in the northwest region of Minas Gerais, in the municipality of Sagarana.
It has vegetation composed by Seasonal Deciduous Forest (Cerrado de Mata Seca). Other phytophysiognomies typical of the Cerrado are found, such as Mata de Galeria and Veredas, which are perennial sources of fauna resources, relevant to the biological diversity of the area. The tree species Leucochloron minarum, known as the small leaf of Sagarana and credited as endemic to the region, was found in Ecological.

veredas foto de Carla Lopez

Veredas foto de Carla Lopez

Foi publicado no Diário oficial do Estado de Minas Gerais, decreto da LEI Nº 22.897, DE 11 DE JANEIRO DE 2018, que Estação Ecológica Estadual de Sagarana, criada por decreto de 21 de outubro de 2003 e situada no Município de Arinos, agora passar a ser o Parque Estadual de Sagarana, com área de aproximadamente 2.340,1251ha (dois mil trezentos e quarenta vírgula mil duzentos e cinquenta e um hectares) e perímetro de 50.332,96m (cinquenta mil trezentos e trinta e dois vírgula noventa e seis metros).

O Parque terá como base a preservação de áreas do Cerrado, sendo permitida na área do parque a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Está localizada na região noroeste de Minas Gerais, no distrito de Sagarana, município de Arinos, há 300 km de Brasília e 600 km de Belo Horizonte. Destinada à conservação da biodiversidade, à pesquisa científica e à educação, sendo sua gestão de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas. Inserida no Vale do Rio Urucuia pertencente à bacia hidrográfica do Rio São Francisco, a Estação Ecológica Estadual de Sagarana possui vegetação composta em sua maior área pela Floresta Estacional Decidual (Cerrado de Mata Seca), cuja flora exuberante na estação chuvosa torna-se com aspecto seco e de tonalidade cinza no período de estiagem. Também são encontradas outras fitofisionomias típicas de Cerrado, como Mata de Galeria e Veredas, que são fontes perenes de recursos para a fauna, relevantes para a diversidade biológica da área. Recentemente, foi encontrada na Estação Ecológica Estadual de Sagarana a espécie arbórea Leucochloron minarum, conhecida como folha miúda de Sagarana e creditada como endêmica da região.

A sede administrativa da Estação Ecológica Estadual de Sagarana conta com alojamento para quarenta e seis pessoas, auditório para cento e cinquenta pessoas e sala multimídia com capacidade para cinquenta pessoas. O contato pode ser feito com Tatiane Lima de Jesus gerente da Unidade pelo telefone: (38) 3635 4097.

 

Sagarana marco literário de João Guimarães Rosa e agora, avanço nas políticas de preservação do Bioma Cerrado.

About cerradania

Operário das letras, Comunicador e Idealizador da Cerradania, Palestrante,Professor. Letterman, Communicator and Idealizer of Cerradania, Speakers,Teacher.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Central do Cerrado – Produtos Ecossociais

Citizenship actions in the Cerrado biome

Rede MAIS Vida no Cerrado

O berço das águas corre perigo

biomas do cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

WWF - Conservation news & stories

Citizenship actions in the Cerrado biome

ISPN

Citizenship actions in the Cerrado biome

Cerratinga

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Citizenship actions in the Cerrado biome

Museu Virtual de Ciência e Tecnologia - Cerrado

Citizenship actions in the Cerrado biome

Day by Day the Farm Girl Way...

Simple life on a little piece of land.

Cerradania

Citizenship actions in the Cerrado biome

Maravilhas do Cerrado

"O uso da fotografia e cultura digital para fomento da educação ambiental"

Jim Caffrey Images Photo Blog

photography from the ground up

%d blogueiros gostam disto: